O vereador Gerson Ruppenthal (PDT) protocolou indicação para que o Poder Executivo estude a possibilidade de implementar um Centro Administrativo Integrado. Conforme o parlamentar, concentrar todas secretarias e setores num único complexo, facilitaria o atendimento aos cidadãos e garantiria mais eficiência à gestão pública. Ele sugere que o espaço que atualmente serve para estacionamento da frota municipal, junto à Prefeitura, seja utilizado para a construção de novos ambientes. A exceção, segundo o pedetista, seria a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), em virtude do maquinário pesado. É algo que já se ventilou outras vezes, mas de muito difícil execução, porque a Prefeitura tem preferido descentralizar os seus diversos ‘tentáculos’.

Mais deslocamentos até a capital

Everton Dias (PDT) está solicitando ao Executivo que estude a viabilidade de ampliação no serviço de transporte de pacientes para consultas com especialistas em Porto Alegre. Na indicação que foi protocolada na Câmara de Vereadores, o parlamentar sugere que sejam disponibilizados, diariamente, dois horários com micro-ônibus ou vans. Vale lembrar que, antes de se eleger, ele era justamente o responsável pelo setor que organiza os transportes, na Secretaria de Saúde. Então, se está reivindicando, é porque sabe que demanda há. Está fazendo o seu papel e indo na mesma direção de outros colegas da base governista que, procurados pela comunidade, têm preferido dar publicidade aos pedidos, em vez de tentar resolver diretamente com os responsáveis, para evitar eventual desgaste para a Administração.

Claidir defende o ‘Ponto Seguro’

Estava na Ordem do Dia, para ser apreciado e votado na sessão de ontem à noite, proposta da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) que cria o ‘Ponto Seguro’. De acordo com o projeto, empresas que oferecem transporte coletivo convencional teriam, por obrigação, oportunizar o embarque e desembarque de mulheres em locais de escolha, mesmo que fora das paradas habituais, no horário das 22h às 6h.
Os locais indicados pelas usuárias, tanto na cidade quanto no interior, precisam contar com espaços que permitam o estacionamento e devem fazer parte do trajeto previsto no itinerário da respectiva linha. De acordo com Claidir, a proposta visa reduzir os casos de assédio e de agressão, bem como a vulnerabilidade à qual as mulheres estão sujeitas durante a noite e madrugada, “quando se tornam alvos fáceis de criminosos”.

Rapidinhas

As queixas relacionadas aos trabalhos de repavimentação das vias que sofrem intervenções referentes ao esgotamento sanitário seguem chegando aos gabinetes dos vereadores de Venâncio Aires. Prova disso é a moção de apelo apresentada por Alberto Sausen (Podemos) para que a Corsan Aegea execute, com qualidade e excelência necessária, o asfalto e o calçamento nas ruas que estão recebendo canalização ou reparos. “O certo é deixar os locais, pelo menos, nas mesmas condições de antes das obras, mas o que vemos é que isso raramente acontece”, argumenta.

“A política está cada vez mais complicada. É um pauleando o outro e é esquerda ou direita. A união em torno do que realmente importa para a sociedade está em segundo plano”. A declaração é da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que tem demonstrado, nas últimas sessões da Câmara, indignação com os ataques entre oposição e situação.

Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), está sugerindo que o Executivo coloque entre suas metas de melhorias na infraestrutura viária, o capeamento asfáltico da rua Coronel Agra. O propósito, diz ele, é otimizar o fluxo de veículos e aliviar o tráfego nas vias principais do município.

É incrível o fluxo de contratações para a Secretaria de Educação de Venâncio Aires. Desde o início do ano, são raras as sessões da Câmara sem a votação de algum projeto relacionado. Ontem, mais dois estavam na pauta e outros tinham começado a tramitação. Ou seja, a necessidade de profissionais é constante para suprir as mais diversas demandas da área. As exonerações a pedido se apresentam como principal causa.