Retirado da pauta em virtude de um pedido de vista da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) e mantido baixado por determinação do presidente da Mesa Diretora da Câmara, Dudu Luft (PDT), o projeto de lei que prevê a regulamentação da instalação das cercas elétricas em Venâncio Aires está gerando desconforto para o governo. A pessoas próximas, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) tem dito que os mesmos parlamentares governistas que se manifestaram contrários à forma como a proposta foi apresentada estavam na reunião em que ela foi detalhada. Outro que tem ouvido críticas — nesse caso, da oposição — é o secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana (PDT), que também assina o projeto. Resta saber como a Administração vai resolver essa situação, pois a insatisfação da comunidade com a proposição ficou escancarada, especialmente nas redes sociais.
“O que saiu na coluna é verdade”
Juro que esperava repercussão da nota publicada neste espaço, na edição de sábado, 30, sobre os comentários de que Maciel Marasca (PP) teria admitido aliança com partidos que atualmente fazem oposição ao governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). O PL, ele já tem ao seu lado — deve apenas trocar Alexandre Wickert pelo vereador Ezequiel Stahl na condição de vice, é o que dizem —, no entanto, o leque pode se abrir para União Brasil, PSDB, Podemos e PSB. Na segunda-feira, 1º, durante a sessão da Câmara, comentei em um ‘bolinho’ de vereadores que me surpreendeu o fato de ninguém se manifestar a respeito. Eis que um deles saiu com a seguinte frase: “Repercutir o quê? O que saiu na coluna é verdade. Outro dia, tivemos até uma jantinha. Tem coisa boa vindo por aí”. Aguardemos as manifestações.
Santos cobra água de qualidade
Gilberto dos Santos (MDB) recebeu muitos contatos de famílias que são abastecidas com água do novo poço da Corsan, em Vila Mariante, sobre a qualidade do líquido nas torneiras. O vereador até tentou buscar informações a respeito do assunto, mas não conseguiu respostas da Corsan. Há alguns dias, quando a redação integrada da Folha do Mate e Terra FM foi em busca de uma explicação, a companhia informou que, apesar da coloração diferente, a água estava própria para consumo. Ainda há queixas dando conta de gosto ruim. A Corsan está se valendo de laudos técnicos para repassar tal informação, claro. Sei disso, mas eu, por exemplo, não beberia aquela água de jeito nenhum.
Eletrificação é assunto de agenda
Alberto Sausen (Podemos) teve reunião, recentemente, com representantes da RGE para Venâncio Aires e região. O principal assunto foi a eletrificação rural, mais precisamente o que devem fazer produtores rurais que têm essa demanda. O vereador garante que, durante o encontro, foi possível absorver importantes informações referentes ao tema e coloca o seu gabinete à disposição para quem quiser tirar dúvidas.
Prevenção ao suicídio em pauta
Ao citar o Setembro Amarelo como mês de prevenção ao suicídio, a vereadora Alessandra Ludwig (PDT) alertou para a necessidade de atenção aos possíveis sinais de sofrimento de uma pessoa e busca rápida por ajuda especializada, quando for o caso. “Estava lendo a respeito do assunto e fiquei chocada ao saber que estamos tendo muitos suicídios de pessoas entre 15 e 29 anos de idade, principalmente homens. É preciso prestar apoio e ajudar sem julgamento ou preconceito”, declarou.
Rapidinhas
Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), promete para a sessão da Câmara de segunda-feira, dia 8, uma denúncia relacionada ao lixo. Ele afirma que levará as informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Nessa sexta-feira, 5, eu e a Cassiane completamos 10 anos de casados. São as Bodas de Estanho ou de Zinco, marco que simboliza a flexibilidade, a resistência e a capacidade de proteção do casal diante dos desafios e do tempo, segundo pesquisa que fiz. Obrigado por tudo e por tanto, Cacá. Eu e a Livinha te amamos demais.