Os brasileiros querem saber quem matou Odete Roitman, personagem vivida por Débora Bloch na novela Vale Tudo, que é transmitida pela TV Globo e chega ao fim nos próximos dias. Os venâncio-airenses, por óbvio, também estão na expectativa para saber qual será o desfecho da atração, exibida originalmente de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989. Há muito tempo não se via tanta gente ‘religiosamente’ em frente à televisão no chamado horário nobre, todos os dias, como agora. O segredo deve ser revelado no capítulo de sexta-feira, dia 17.
Só que, na Capital Nacional do Chimarrão, os moradores não querem apenas saber quem matou aquela que é considerada a maior vilã da teledramaturgia brasileira. Há um segundo caso que intriga os cidadãos: a denúncia – feita por uma mulher, nas redes sociais – que dá conta de suposto assédio por parte de um vereador. A postagem que ela fez foi o começo de tudo. “Tem um sem-vergonha na nossa cidade (vereador) que tá chamando mulher casada, mandando nudes e vídeos. É o fim dos tempos mesmo. Mas não se preocupe, a história vai chegar na tua esposa”, escreveu.
Ainda na sexta-feira, 10, o Legislativo divulgou uma nota a respeito do assunto. “A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires tomou conhecimento sobre supostas acusações de importunação e assédio envolvendo um vereador da Casa. Porém, até o momento, não recebemos nenhuma confirmação oficial sobre a autoria dos fatos relatados”, destacou o comunicado, que trazia ainda o orientação para que eventuais denúncias sejam encaminhadas à Ouvidoria, pelo telefone (51) 3741-8003, pelo e-mail [email protected] ou às autoridades.
O assunto logo se espalhou pela cidade, tamanha a repercussão. A partir desse momento, quem não tem nada a ver com a história, tratou de usar as redes sociais para se manifestar a respeito e ‘tirar o seu da reta’. O primeiro foi Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que classificou a denúncia como “leviana”, principalmente pelo fato de que, na Câmara, vários vereadores são casados. “Coloca todos no mesmo balaio, e isso não é justo. Tomarei as providências legais para que a denunciante dê nome aos bois”, afirmou ele, acrescentando ainda que o episódio causou prejuízos à imagem do Poder Legislativo e dos parlamentares casados. “Não pode trazer desconfiança à conduta de quem quer que seja”, citou.
Na sequência, acompanhados de Muchila, outros dois vereadores se pronunciaram. Ezequiel Stahl (PL) e Diego Wolschick (PP) gravaram vídeo, em frente à Câmara, criticando a forma como a denunciante expôs a situação. “Dessa forma, colocou todos como suspeitos. Tem que tirar dos ombros de quem não fez nada”, declarou Stahl. Wolschick foi no mesmo sentido. “O vereador responsável tem que assumir os seus atos e as consequências deles”, afirmou. Mais tarde, a mulher fez nova postagem, dessa vez se desculpando com os parlamentares que nada têm a ver com a situação e alertando que “a referida pessoa já foi notificada e as medidas cabíveis foram tomadas dentro dos trâmites adequados”. No entanto, não citou qualquer nome, como cobraram os parlamentares no vídeo.
Escrevi essa coluna na tarde de ontem, antes de me dirigir à sessão da Câmara, que começava às 18h. Por isso, não há nada nesse espaço sobre eventual repercussão do caso no Poder Legislativo. Mas, pelo que ouvi nos últimos dias, provavelmente teremos ‘pano pra manga’ por bem mais tempo. Quem quiser saber como essa história termina é só seguir acompanhando a coluna e as plataformas digitais da Folha do Mate e Terra FM. Ah, e outra coisa: nem se lembravam mais da Odete Roitman, né? Isso é normal, pois a vida real é bem mais interessante do que novela fictícia.
Rapidinhas
- Participei da transmissão de Guarani x Clube 1992, no domingo, 12, no Estádio Edmundo Feix, pela terceira rodada da fase classificatória da Terceirona Gaúcha. O Rubro-Negro fez 3 a 0, tem nove pontos e lidera o seu grupo com 100% de aproveitamento. Pelo que se vê, a equipe tem ótimas chances de conquistar uma das duas vagas à Divisão de Acesso de 2026. O momento é positivo, ainda mais agora, com Éder Lazzari no comando técnico. Se a torcida queria um sinal para voltar a apoiar o clube nos jogos, já foi dado.
- Luciana Scheibler (PDT) afirma que as “mensagens positivas” nas redes sociais em relação à indicação de uma farmácia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passaram de 700. “Muito feliz por ver essa demanda atendida”, declarou.
- Muito legal saber que o Négo está novamente promovendo grandes eventos. No sábado, 11, foi o Mulata Café, com casa cheia. Parabéns à corte eleita e vida longa à associação.