Waldemar Moraes, do CTG Lenço Branco é o candidato a presidente da ATVAAmaro Santiago, do Sinuelo de Tropa está no pleito como vice
Waldemar Moraes, do CTG Lenço Branco concorre a presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), em chapa única, nesta segunda-feira, ao lado de  Amaro Santiago (Mano Santiago) do Sinuelo de Tropa 

Nesta segunda-feira, 11, será realizada a assembleia geral de eleição para a nova diretoria da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA). Conforme edital divulgado no dia 8 de março, no Jornal Folha do Mate, os associados estão convocados para as 19h30min, e em segunda convocação às 20h, comparecerem à secretaria da ATVA, no Parque Municipal do Chimarrão, onde ocorrerá o pleito. Chapa única foi protocolada para preencher os cargos, de acordo com o Estatuto da entidade. A presidência está encabeçada pelo patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco, Waldemar Moraes, tendo como vice Amaro Santiago (Mano Santiago), do Piquete Sinuelo de Tropa.

Maioridade A entidade, sem fins lucrativos, atinge neste ano a sua maioridade. Fundada em 20 de setembro de 2003, teve como primeiro presidente Milton Carvalho, um dos seus fundadores. Entre as finalidades da associação está promover o intercâmbio e a integração das entidades associadas em prol da cultura gaúcha. Atualmente, congrega 11 entidades tradicionalistas do município, uma de Mato Leitão, filiadas à 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) e, consequentemente, ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ainda, um grupo com registro civil, conforme o estatuto social.

EngajadaJunto ao MTG, a Associação filiou-se em 2006. Registro recebido, no ano seguinte, durante a 7ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), da qual era gestora. Novamente, em 2012, emprestou seu nome à Festa com Sabor de Rio Grande. Naquela edição, duplamente engajou-se à PROGRAMAÇÃO quando foi representada no concurso de soberanas por Letícia Wacholz que conquistou o título de rainha da 12ª Fenachim. No mesmo ano, a ATVA e suas entidades associadas marcaram a história da Tradição Gaúcha, na Capital do Chimarrão, com o Acendimento da Chama Crioula, e distribuição das centelhas para todo o estado.Desde a sua fundação tem sido uma das responsáveis pela Semana Farroupilha, sempre com o apoio do Poder Público Municipal. Também esteve à frente da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), realizapoderá, novamente, ser a responsável, junto com a 24ª RT, no mês de setembro, quando mais uma vez a etapa do Enart ocorrerá no Parque Municipal do Chimarrão.

Na presidênciaUm dos fundadores e interlocutores para a criação da Associação Venâncio-Airense, foi o tradicionalista Milton Carvalho, que assumiu o cargo de primeiro presidente, tendo José Darci da Silveira, na vice-presidência. Na sequência, Jáder Ribeiro Rosa, esta colunista interinamente, Ornélio Bernardo Funk, Luce Carmen Mayer e Ernesto Sergio Stahl. Dobradinha, inversa que desde 2011, conduziram as atividades da ATVA, em âmbito municipal, regional e estadual.

 Da ATVA para a Fenachim

A estudante de jornalismo na época, Letícia Wacholz representou a Associação, no concurso em 2011, que elegeu as soberanas da 12ª Fenachim. Ela que, hoje, é Jornalista formada há dois anos, e editora da Folha do Mate, além de conquisar um sonho, escreveu mais uma página na história da entidade. Entre as conquistas, a soberana também viveu, ao lados de suas princesas, Administração Municipal e comissão dos festejos, os momentos felizes que deram à Capital do Chimarrão, a honra do Acendimento da Chama Crioula, no ano de seu reinado, em Venâncio Aires.

MEU ABRAçO VAI PARAAo ‘Tio Milton’, Milton Carvalho – Ele que foi o um dos articuladores para criar a ATVA, em Venâncio Aires, dela também foi o primeiro presidente. A todos que se empenharam para mantê-la sempre ativa em prol das entidades tradicionalistas, que juntamente, com estas vão seguindo pelos caminhos da tradição, fazendo história, pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul e Brasil afora. Extensivo, aos novos comandantes, àqueles que nestes últimos anos, seguraram às redeas.

Concorrentes à diretoria – ATVA 2016/18

Presidente: Waldemar Moraes

Vice-presidente: Amaro Santiago1ª secretária: Luce Carmen Mayer2ª secretária: Vera Stahl1º Tesoureiro: Ernesto Sergio StahlCapataz campeiro: Luís Antônio Haussen (Tatu) e Jairo KrothCapataz artístico-cultural: Marciane Bergmann e Juliane ChemimConselho fiscal:Efetivo: Fernando Vieira, Mairon Machry, Eusébio HermesSuplentes: Régis Reichert, José Vanderlei Kroth e Carlos Roberto Kessler

Entidades associadas – ATVA- CPF Terra de Um Povo- DTG Piazito da Tradição- GDT Terra do Chimarrão (entidade civil)

– CTG Chaleira Preta- CTG Erva-Mate- CTG Lenço Branco- CTG Pousada do Capão- CTG Querência da Mata (Mato Leitão)

– PTG Cavaleiros da Estrada- PTG Parceria Campeira- Piquete Machry- Piquete Sinuelo de Tropa – PTG Regalo Campeiro (ainda não formalizou pedido)