Há 71 anos, a Chama da Tradição tem momentos especiais, em que todos os tradicionalista se rendem à magia do fogo, e buscam a renovação espiritual. Este momento pode ser na geração, na distribuição ou na fusão das centelhas. Na quinta-feira, 14, em Venâncio Aires, não foi diferente. Oito centelhas foram unificadas, apresentadas por representantes de entidades que integram a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense:
CTG Erva-Mate
CTg Chaleira Preta
CTG Lenço Branco
CTG Querência da Mata – Mato Leitão
Piquete Cavaleiros da Estrada
CPF Terra de Um Povo
Piquete Regalo Campeiro
Piquete Sinuelo de Tropa
Com a presença do homenageado, patrono dos festejos farroupilhas 2018, Oli Joaquim Franco, que recebeu o encargo do seu antecessor Libório Wilges, a solenidade, teve também as presenças do prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert; presidente da ATVA, Dalmo Mayer, coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, o promotor público Pedro Rui da Fontoura Porto e seu filho Tiago Porto, que aliás, emocionaram a todos ao tocar e entoar o Hino do Rio Grande do Sul.
Autoridades tradicionalistas e municipais prestigiaram a solenidade, entre elas a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, o secretário Municipal de Cultura e Esportes, Henrique Maciel da Silva, a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner. Após a fusão das centelhas seguiu-se apresentações artísticas e jantar de confraternização. O cerimonial foi apresentado por Cristini Machry Macry Alf e Bruna Heinen, que também apresentaram a biografia do patrono.