Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateArlei Severo da Silva, Liria Giehl da Silva, Emelly Bittencourt de Bittencourt, Orlanda Jantsch, Artur Ferreira, Renato Jesus Henrique, Joelsi Ferreira e Gabriel Ferreira
Arlei Severo da Silva, Liria Giehl da Silva, Emelly Bittencourt de Bittencourt, Orlanda Jantsch, Artur Ferreira, Renato Jesus Henrique, Joelsi Ferreira e Gabriel Ferreira

A noite de quarta-feira, 23, foi para relembrar a trajetória do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo. A partir do projeto ‘CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha’, a 1ª Prenda Juvenil da entidade, Emelly Bittencourt de Bittencourt, realizou a primeira ‘Ação’ referente ao projeto. O evento ocorreu na sede da entidade (salão de eventos), no Parque Municipal do Chimarrão. Com objetivo de relembrar a trajetória da entidade tradicionalista, historicamente criada há 18 anos, valorizar o trabalho dos pioneiros, patrões, prendas, invernadas artísticas e campeira que ao longo destes anos contribuíram para que a tradição gaúcha fosse cultuada, uma volta ao passado foi apresentada na noite.

FerramentasFotos originais e reproduções, publicação em jornais e o esboço de um livro que está sendo construído, comprovação por meio de documentos, galerias de prendas e patrões, faixas conquistadas, foram ferramentas que serviram para contextualizar as páginas da história. Oficialmente registrada, junto à 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), no dia 9 de janeiro de 1999, o CPF Terra de Um Povo recebeu a filiação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), sob número 1917, na condição de entidade plena.

No galpãoEntre os participantes no evento realizado por Emelly, dois dos fundadores do Terra de Um Povo, José Arlei Severo da Silva e Liria Giehl da Silva. Ele que também foi o primeiro patrão da entidade, ao lado de Jurandir Piegas de Araújo, conforme ata de fundação. Eles estiveram acompanhados por Renato Jesus Henrique e esposa Orlanda Jantsch. Henrique foi também patrão na gestão 2010/11. Cerca de 40 participantes prestigiaram a atividade, que teve, ainda, a presença de prendas e peões do CTG Erva-Mate e Querência da Mata, de Mato Leitão. Vice-patrão Joelsi Ferreira representou o patrão Luís Fernando Justin da Silva e a coordenadora cultural da entidade, Mariele Ferreira, que por motivo de trabalho não conseguiram se fazer presente.

Segunda açãoNa quinta-feira, 31, ocorrerá a ‘Segunda Ação’, quando os ex-patrões e atual, serão recebidos por Emelly Bittencourt, para uma mesa redonda, na sede da entidade. As ‘Ações’ fazem parte das atividades que integram o relatório da jovem à participação no concurso de Prendas, fase regional, que será realizado no dia 25 de junho, em Venâncio Aires. 

 Nota da colunista

Esta colunista agradece ao convite da entidade e a confiança na condução da atividade ‘Páginas de uma história’