Foto: reprodução / Folha do Matexx
xx

é neste fim de semana que a história dos 50 anos nas pistas de laço será comemorada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, de Venâncio Aires. A partir desta sexta-feira, 17 até o domingo, 19, o atual patrão Marcos Cézar Roessler, a vice Luana Pereira, o capataz campeiro e ex-patrão André Kroth, bem como os demais integrantes da patronagem e departamento artístico-cultural se unem para realizar o cinquentenário campeiro.

A entidade que completará oficialmente, os 50 anos de fundação, no próximo ano, iniciou suas atividades campeiras, um ano antes, por iniciativa dos pioneiros fundadores.

Das muitas mãos que ajudaram a escrever estas páginas há 50 anos, registramos a galeria de patrões estampadas na sede da entidade social, no Parque Municipal do Chimarrão. 

RELEMBRANDOO CTG Erva-Mate foi fundado, oficialmente, no dia 13 de maio de 1968. Antes, porém, ocorreu a realização do primeiro Rodeio Crioulo, de acordo com relato do professor Alécio Alves de Moraes, um dos fundadores da entidade que inicialmente teve sua base nas apresentações artísticas e como primeira patroa Adeli Belina. “Um dos participantes do grupo, Jairo Kroth, sugeriu a realização do 1º Rodeio Crioulo. Dada a ideia, fomos conversar com o falecido José Goulart, o qual nos ouviu e pediu três dias para dar uma resposta, pois tinha que conversar com os senhores Agádio Steffens e Ageu Haas. Passado o prazo, voltamos e ele garantiu o empréstimo do gado.”Realizado na Granja Krelling, em Ponte Queimada, a primeira edição teve como coordenador Telmo Marder (foto). “O evento foi sucesso de público e de CTGs participantes. Anos mais tarde, os Rodeios passaram a ser em Mangueirão, junto ao Jóquei Clube, e mais tarde no Parque Municipal do Chimarrão, onde está a sede do CTG”, conta Alécio.

Na história, ainda são destacados os tradicionalistas: Jader Ribeiro Rosa, Peri Romero Neto, Euclides Ventura de Melo, René Selbach, Arnildo Seibt, Ervino Goethel, Renato Goethel, Armindo Kreling, Eufrazio da Silva, Amaro Areia, Adolfo Reichter, Darci Luft e Romeu Weber. “Os quais foram grandes batalhadores pelo CTG Erva-Mate, nos seus primeiros anos de atividade”, destaca,professor Alécio.

 DIRETORIA ATUAL