A gestão de Prendas e Peões 2022/23, do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate promoveu, na última quarta-feira, 26, uma roda de conversa na sede da entidade.
O evento, alusivo aos 55 anos de fundação da entidade, teve por temática, “Retomando caminhos, experiências e conhecimentos; o legado das Prendas e Peões do CTG Erva Mate na história dos seus 55 anos.”
Convidados
Compartilharam suas experiências, a vice-patroa e conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (representante da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Juliana Santos; Luana Pereira, Prenda Veterana/2023; Maiara da Rosa, Prenda Adulta/2022; Milena Ferreira, Prenda Adulta/2021; Élinton Araújo dos Santos, que foi Peão e Guri da entidade; e, Raqueli da Rosa, atual 1ª Prenda Mirim da 24ª RT, representante do CTG Erva-Mate. Como convidado de honra esteve presente, João Moacir Laufer Ferreira, atual Agregado das Falas do CTG Erva Mate.
Autoridades municipais e tradicionalistas prestigiaram o evento. Entre estes a patroa da entidade, Estela Ferreira, a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer e o vereador Jairo Bencke (PSB), bem como prendas e peões de entidades coirmãs.
Entidade
Fundado em 13 de maio de 1968, o CTG Erva-Mate completará 55 anos de fundação e terá uma série de programações para comemorar o legado.
Entre as comemorações está o 55º Rodeio Crioulo, nos dias 12, 13 e 14 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. No sábado, dia 13, acontece a 2ª edição do jantar campeiro, dia do aniversário da entidade.
No mês de junho, acontece o Rodeio Artístico – ‘Cultivando as tradições’, projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Estado (Lic). “Será um final de semana com muitas atrações, tudo com intuito de cultivar e levar as nossa cultura a todos”, destaca a patroa, Estela.