Foto: Rosilene Müller / Folha do MateInvernada Juvenil participou da solenidade de abertura do Campeonato de patinação
Invernada Juvenil participou da solenidade de abertura do Campeonato de Patinação, no Poliesportivo

“Esporte e show misturados no poliesportivo”, escreveu meu colega jornalista Daniel Heck, no impresso da Folha do Mate, edição de hoje, 20. E ele está coberto de razão. O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, encheu os olhos e acelerou os corações – [e vai fazê-los brilhar até esta sexta-feira] – com tamanha desenvoltura de seus atletas, no Ginásio Poliesportivo do Parque Municipal do Chimarrão.

Em meio ao show de cores e movimentos, perfeitos dos artistas, uma nova experiência para a Invernada Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Os jovens realizaram uma apresentação, na segunda-feira, 18, na abertura do Campeonato Brasileiro de Patinação e Torneio Nacional. 

Ação Social

A apresentação da invernada faz parte de um conjunto de ações sociais propostas pela coordenadora artística da entidade, Marciane Bergmann, patronagem e comissão de pais, e que serão desenvolvidas durante o ano junto à comunidade venâncio-airense.  

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateMarciane Bergmann coordena as atividades artísticas da Invernada Juvenil
Marciane Bergmann coordena as atividades artísticas da Invernada Juvenil

“Mão na massa”Por outro lado, eles também estão colocando a ‘mão na massa’. A fim de arrecadar recursos para a compra da indumentária das prendas. Para isto, o grupo está preparando o almoço aos visitantes do Campeonato. No último sábado e domingo, e também nesta quinta-feira, 21, feriado de Tiradentes, sem folga para a gurizada. Eles juntamente com os responsáveis do grupo, vão para a cozinha e garantem as refeições aos participantes da Patinação, orientados por uma profissional de alimentação.

JuvenartA meninada está se puxando, pois a meta é a participação no Juvenart [Enart das Invernadas Juvenis], que ocorrerá em Santa Maria, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, para o qual o grupo está pré-classificado, entre as 48 invernadas. Além dos ensaios e participações em rodeios artísticos, eles realizam atividades para angariar recursos que minimize os custos para os seus pais, em relação as pilchas e participação no evento.

Garra e determinação, em atividades distintas – patinação e danças tradicionais – porém que demonstram a prática da arte e da cultura por jovens que brilham nos tablados, com graciosidade, passos e coreografias – tudo com equilibrio – resultado de muito ensaio e dedicação. 

Orgulho para Venâncio Aires, que recebeu estes cerca de 40 clubes brasileiros, orgulho para nossos jovens do CTG Erva-Mate que uniram-se ao espetáculo de abertura,  e com isto cumprem com suas metas em busca de um sonho, no Juvenart.

 Para chegar lá, eles realizam, também, a campanha “Eu sou um colaborador Legal’ – por meio de ação entre amigos – e outras iniciativas junto à comunidade.