O amor pelo tradicionalismo deu início a uma história que, extraoficialmente, se passaram há 36 anos, porém comprovada, existe há 29 anos. Foi por meio da professora Marisa Steffen, na escola Adelina Isabela Konzen, que tudo se iniciou. Para comemorar a data, a família Grupo de Artes Nativas (GAN) Estância Nativa, atual nome do grupo, realiza neste sábado, 7, a partir do meio-dia, comemora com amigos e comunidade para reviver momentos especiais. O encontro ocorre na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, da localidade.
Herdados do pai, Armindo Jantsch, e do sogro, Agádio Steffen, ativos em rodeios e fundadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, fez com que a professora Marisa, em 1982, iniciasse as atividades artísticas na Escola Adelina Isabela Konzen de Vila Estância Nova. As apresentações ocorriam com danças tradicionais em sala de aula e apresentações internas nas datas comemorativas.
DenominaçãoInicialmente, o grupo recebeu o nome de Grupo de Danças da Escola Adelina, passando à Invernada Artística Estância da Amizade. “O grupo foi crescendo e passaram a fazer apresentações por toda região e fora dela. Até em São Nicolau estiveram”, destaca Larissa Steffen. Ela que ao lado do marido, Gabriel Steffen, estão à frente da atual patronagem, acompanhados pelos vices Marcus e Katia Hendges. Segundo a patroa, e também instrutora da invernada, Larissa, que tem junto na atividade o ex-integrante Leonardo Steffen, o grupo sempre teve continuidade, nunca encerrou as atividades. Ela relembra e reconhece, também, o grande amigo e colaborador de muitos anos Libório Wilges.
ApoioOs ensaios ocorrem no salão da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Estância Nova, sempre com apoio dos demais integrantes. “Motivadores para que a permanência e continuidade do grupo seja renovado a cada ano,afirma Larissa.
Hoje, o GAN conta com 15 integrantes, que têm como principal objetivo a integração de peões e prendas e familiares no meio tradicionalista. “Sabemos que a participação em atividades educativas os envolverão de forma positiva na sociedade. Além de tudo isso, a união e o ótimo relacionamento entre as famílias, sempre remete ao lema “Do berço ao pago, cultivamos a amizade e a tradição’, reafirma a incentivadora, patroa e instrutora, Larissa Steffen.
A existência deste grupo por tantos anos sempre foi e sempre será através da união e dedicação das famílias envolvidas e a colaboração de toda comunidade com apoio e incentivo recebido.” Larissa Maggioni Steffen – patroa e instrutora