Neste sábado, 2, a 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Gabriely Portela Ramos (na foto ao lado – centro) visitará a cidade das Orquídeas a convite da 1ª Prenda Mirim da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Maria Eduarda Ellwanger da Costa. A representante das meninas tradicionalistas do RS será a palestrante do projeto ‘MTG 50 anos na preservação da cultura gaúcha através da arte de brincar’, promovido pela mato-leitoense. O evento que terá início às 8h30min, será realizado no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde. Ainda, do departamento cultural da 24ª RT, Luciana Hoy irá desenvolver dinâmicas e brincadeiras. Autoridades municipais e tradicionalistas participam da PROGRAMAÇÃO.
Maria Eduarda concorre no estadoRepresentante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, Maria Eduarda Ellwanger da Costa, que conquistou o título em 2015, na fase regional, vai concorrer em âmbito estadual, no mês de maio, na cidade de Passo Fundo, durante a 46ª Ciranda Cultural de Prendas.
A atividade, deste sábado, faz parte do relatório a ser apresentado pela representante regional à comissão avaliadora do concurso estadual, que leva em conta a fidelidade temática, a partir dos objetivos estipulados pelo MTG, com as respectivas comprovações fotográficas. A pontuação se somará as demais notas da prova escrita, mostra folclórica e habilidades artísticas realizadas no dia do certame. Para aperfeiçoar os conhecimentos, além dos estudos sobre tradição, tradicionalismo, história e geografia, de acordo com sua faixa etária, a menina está recebendo aulas de declamação, danças tradicionais e de salão.
Fase Regional
Enquanto as representantes regionais se preparam para concorrer na Ciranda Estadual de Prendas, a fase regional começa a ser trabalhada nas entidades tradicionalistas. Para isso, o CTG Querência da Mata já tem as suas indicadas: Bruna Thaís Heinen e Bárbara Heinen são as escolhidas para levar o nome da entidade à Região, neste ano, nas categoria juvenil e mirim, respectivamente. Para esta fase, os critérios seguem praticamente os mesmos do âmbito estadual quanto a projetos, ações e eventos. Por isso, as meninas realizam, na manhã deste sábado, o projeto ‘CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha’, que é norteada pela temática anual do Movimento Tradicionalista: ‘MTG 50 anos de preservação da cultura gaúcha’. Elas elegeram o tema ‘Ser prenda, estar prenda’, que será contextualizado por ângela Hammes Rosseti (1ª Prenda da 24ª RT – gestão 2011/12).