Foto: Divulgação / Folha do MateGabriely Portela Ramos (1ª Prenda Mirim do RS), ao centro com suas colegas de gestão
1ª Prenda Mirim do RS, Gabriely Portela Ramos (CTG Sentinelas do Pago, Marau 7ªRT); ao centro com suas colegas de gestão: Milena Oliveira Correa (3ª Mirim – Centro Farroupilha de Tradições Gaúcha, Alegrete, 4ªRT); Yasmin de Castro Reinehr (2ª Mirim – CTG Tropeiros do Buricá, Três de Maio 20ªRT)

Neste sábado, 2, a 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Gabriely Portela Ramos (na foto ao lado – centro) visitará a cidade das Orquídeas a convite da 1ª Prenda Mirim da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Maria Eduarda Ellwanger da Costa. A representante das meninas tradicionalistas do RS será a palestrante do projeto ‘MTG 50 anos na preservação da cultura gaúcha através da arte de brincar’, promovido pela mato-leitoense. O evento que terá início às 8h30min, será realizado no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde. Ainda, do departamento cultural da 24ª RT, Luciana Hoy irá desenvolver dinâmicas e brincadeiras. Autoridades municipais e tradicionalistas participam da PROGRAMAÇÃO.

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateMaria Eduarda Ellwanger da Costa (1ª Prenda Mirim - 24ª RT) promove evento
Maria Eduarda Ellwanger da Costa (1ª Prenda Mirim – 24ª RT) promove evento

Maria Eduarda concorre no estadoRepresentante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, Maria Eduarda Ellwanger da Costa, que conquistou o título em 2015, na fase regional, vai concorrer em âmbito estadual, no mês de maio, na cidade de Passo Fundo, durante a 46ª Ciranda Cultural de Prendas.

A atividade, deste sábado, faz parte do relatório a ser apresentado pela representante regional à comissão avaliadora do concurso estadual, que leva em conta a fidelidade temática, a partir dos objetivos estipulados pelo MTG, com as respectivas comprovações fotográficas. A pontuação se somará as demais notas da prova escrita, mostra folclórica e habilidades artísticas realizadas no dia do certame. Para aperfeiçoar os conhecimentos, além dos estudos sobre tradição, tradicionalismo, história e geografia, de acordo com sua faixa etária, a menina está recebendo aulas de declamação, danças tradicionais e de salão.

Foto: Arquivo particular / Folha do MateBárbara e Bruna Heinen são as representantes do CTG Querência da Mata à fase reigonal
Bárbara e Bruna Heinen são as representantes do CTG Querência da Mata à fase reigonal

Fase Regional

Enquanto as representantes regionais se preparam para concorrer na Ciranda Estadual de Prendas, a fase regional começa a ser trabalhada nas entidades tradicionalistas. Para isso, o CTG Querência da Mata já tem as suas indicadas: Bruna Thaís Heinen e Bárbara Heinen são as escolhidas para levar o nome da entidade à Região, neste ano, nas categoria juvenil e mirim, respectivamente. Para esta fase, os critérios seguem praticamente os mesmos do âmbito estadual quanto a projetos, ações e eventos. Por isso, as meninas realizam, na manhã deste sábado, o projeto ‘CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha’, que é norteada pela temática anual do Movimento Tradicionalista: ‘MTG 50 anos de preservação da cultura gaúcha’. Elas elegeram o tema ‘Ser prenda, estar prenda’, que será contextualizado por ângela Hammes Rosseti (1ª Prenda da 24ª RT – gestão 2011/12).