Foto: Divulgação / Folha do MateGestão de Peões, Guris e Piás Farroupilha do RS - 2015/16
Gestão de Peões, Guris e Piás Farroupilha do RS – 2015/16

Entre os dias 14 e 16 de abril, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realiza o 28º Entrevero Cultural de Peões, na cidade de Portão,15ª Região Tradicionalista (15ª RT), sede do atual Peão Farroupilha do RS, Lourenço Nunes. Em sua fase estadual, o evento escolherá o Peão, Guri e Piá do Rio Grande do Sul, através de provas campeiras, culturais, escritas e orais.

Representantes regionais

A 24ª RT, coordenada por Dalmo Mayer, e o município de Venâncio Aires estarão na competição com dois concorrentes. Na categoria peão, o 2º Peão Farroupilha da 24ª RT, Douglas Kist, concorrerá com mais 28 candidatos. Ele levará o nome Capital do Chimarrão como integrante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta. Na categoria Piá, o município participará com o pioneiro na categoria, Arthur Correa Teixeira que ostenta o título de Piá Farroupilha da 24ª RT. Ele irá disputar uma vaga entre os três primeiros colocados com 24 Piás, representando o CTG Erva-Mate. Já na categoria Guri, o evento terá também 28 concorrentes.

Arthur TeixeiraEle, ainda, neste domingo, 3 de abril, estará em evidência quando realiza o lançamento da Biblioteca Cultural do Erva-Mate, que levará o nome do tradicionalista e folclorista Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes).

Segundo a assessora de imprensa do MTG, Sandra Veroneze, o presidente do Movimento Tradicionalista, Nairo Callegaro, destaca que o Entrevero de Peões é um dos principais eventos do calendário oficial da entidade e enaltece os valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho. Callegaro, destaca, ainda, que o evento desde suas primeiras edições, através do envolvimento a partir da base, que é o CTG, até sua final estadual, constitui “amálgama” entre os jovens tradicionalistas, construindo comprometimento e companheirismo.

Faixa etária

Para participar, os concorrentes devem ter idade computadas no dia do concurso: entre 10 e 12 anos para Piá; 13 e 17 para Guri e entre 18 e 27, para Peão. Ter sido eleito em sua Região Tradicionalista. Para as categorias Guri e Peão, o candidato deverá ser solteiro e não ter filhos. História A 27ª Convenção Tradicionalista do MTG, realizada em Caxias do Sul, de 28 a 31 de julho de 1988, instituiu o Troféu Farroupilha, que abrangia a categoria adulta (peão). O Regulamento sofreu reformulação na 40ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, de Canguçu, de 27 a 30 de julho de 1995, quando foi incluída a categoria guri, e em 2002 foi alterado o nome de Concurso Estadual de Peões para Entrevero Cultural de Peões. A categoria piá na 77ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2012, e regulamentada 78ª Convenção Tradicionalista, no ano de 2013. 

O Entrevero de Peões é uma oportunidade para nossos jovens desenvolverem o espírito de liderança, ampliarem conhecimentos sobre aspectos históricos, culturais e geográficos do Rio Grande do Sul, e ao mesmo tempo desenvolverem suas habilidades em diversas áreas” 

Nairo Callegaro – presidente do MTG

(Fonte: Sandra Veroneze – assessora de imprensa do MTG)