Foto: Divulgação/TV Tradição / Folha do MateAirton Timm, ladeado pelos vices Ildo Weber e Solon Silva
Airton Timm, l(centro) e os vices Ildo Weber e Solon Silva durante a cavalgada dos 50 anos do MTG

Nesta quinta-feira, 9, no Grupo Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, em Passo Fundo, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realiza a posse da nova diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

DestaquesUm dos feitos, nestes três anos à frente da Ordem, destacados pelo presidente que se despede foi a primeira geração da Chama e Cavalgada Internacional. “Foram 680 quilômetros em território uruguaio, com homenagens no Obelisco centro de Montevideo e vários outros”.

Timm menciona também a condução da Tocha Olímpica: “Um momento ímpar para a divulgação da cultura gaúcha”. Outro evento que considera destaque foi a Cavalgada dos 50 anos do MTG, que reuniu cerca de 800 cavalarianos, em Porto Alegre, considerando uma das maiores realizadas na Capital dos Gaúchos.

AvançosNa área administrativa foram empreendidos esforços com o objetivo de aproximar a entidade de todos os cavaleiros e cavaleiras de cada região do Estado, segundo o presidente. Uma das ações concretas foi a criação da Comissão Estadual de coordenação de Cavalgadas; a reformulação e atualização do Regimento Interno; criação do Regulamento Estadual para Cavalgadas; criação da bandeira da Ordem dos Cavaleiros; criação de mais duas Comendas: a Farroupilha para cavaleiros e cavaleiras que percorreram de sete a dez mil quilômetros e a Monarca para quem percorreu acima de dez mil quilômetros.

Timm, ainda, destaca que para as Regiões Tradicionalistas foram instituídos os coordenadores regionais de cavalgadas. Entre estes esteve o venâncio-airense Ademar Biguelini; ainda foram implementados os dois vice-presidentes previstos no regimento interno com suas atribuições bem definidas. “Catalogamos e registramos 131 cavalgadas existentes e documentadas no Estado, e identificamos, aproximadamente 80 cavalgadas ainda não registradas”, afirma.

área SocialNesta área, o presidente fala da criação do Projeto “Apae e a Integração com a Cultura Gaúcha”, cujo objetivo principal é oportunizar aos alunos, pais e professores da Apae de vivenciarem atividades tradicionalistas, ou seja, com a culinária, a música, oficinas de trança e o contato com animais através do cavalo, despertando neles o gosto pelas tradições gaúchas, o desenvolvimento de suas habilidades e o despertar de suas aptidões. Segundo o presidente, na sua gestão estes contatos foram proporcionados..

FundaçãoA Orcav foi criada no 43º Congresso do MTG, realizado em Santa Cruz do Sul, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 1998. Entre suas finalidades estão: lutar pela preservação da formação gaúcha, da filosofia do Movimento Tradicionalista e dos objetivos de sua “Carta de Princípios”; representar o MTG no que concernem as cavalgadas, desfiles, condução da Chama Crioula e programações similares, no país e no exterior; e estimular a realização de cavalgadas nas diferentes regiões do Estado.

(fonte: assessoria de imprensa do MTG/Sandra Veroneze)