Pelas mãos de Lucas, um logo para o Departamento Jovem Central
Foto: Arquivo pessoal / divulgaçãoxx
Lucas Vinicious Ott é o autor do logo do Departamento Jovem Central do MTG

Nesta Semana Farroupilha, temos a honra de divulgar um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo jovem Lucas Vinicious Ott, de Nova Hartz, que além de cultivar a tradição gaúcha tem ‘a veia artística’.É dele, o logotipo que idenfitica o Departamento Jovem Central do Movimento Tradicionalsita Gaúcho (MTG), desde o dia 5 de setembro, dia que foi divulgado o resultado do concurso.

Sou um grande apreciador das diversas atividades artísticas e criativas presentes em nossa sociedade, como a Arquitetura, ofício que escolhi como profissão, e o Design. Diante da possibilidade de poder unir duas das importantes partes de minha vida, resolvi participar do concurso para a escolha do logotipo do Departamento Jovem Central do MTG” – Lucas Vinicious Ott – vencedor do concurso

Ele que representou o  Centro de Tradição Gaúcha Querência de Nova Hartz, de Nova Hartz, no Entrevero de Peões, em 2017, neste ano foi o vencedor do ‘Concurso que criou o logotipo do Departamento Jovem Central’. Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho, que o jovem desenvolveu e como ele descreve a importância deste logo?  

Segmentos

De acordo com Lucas, a juventude tradicionalista é um dos mais importantes segmentos do tradicionalismo, tanto em seu primeiro momento quando os oito jovens estudantes do colégio Júlio de Castilhos deram início a esta centelha, como em seu momento atual, de forma organizada e institucionalizada. Ele destaca que a juventude possui o papel de integrar e unir as gerações, legando o conhecimento dos mais experientes e dando força e energia aos que vierem se juntar a nós.

“Nada mais justo do que termos dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) um departamento voltado, exclusivamente, para auxiliar a participação destes jovens em nosso movimento. Além de tradicionalista, sou um grande apreciador das diversas atividades artísticas e criativas presentes em nossa sociedade, como a Arquitetura, ofício que escolhi como profissão, e o Design. Diante da possibilidade de poder unir duas das importantes partes de minha vida, resolvi participar do concurso para a escolha do logotipo do Departamento Jovem Central do MTG.”

Mensagem e descrição

Lucas descreve que buscou transmitir, nesta criação “a importância do elo entre as diferentes gerações”: o pioneiro grupo dos 8, representado pelos pilares, e o atual tradicionalismo, que foi representado através de uma arvore que em diversas partes do mundo simboliza força, energia e vida. A conexão entre estes dois elementos se dá de forma muito representativa. As raízes da arvore se enroscam nos pilares como se ali buscassem inspiração para o seu crescimento, da mesma forma como nós olhamos para o passado e enxergamos aqueles jovens liderados pelo imortal João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes. Após criar suas raízes, a arvore busca em seu tronco forças para crescer de maneira consciente nos rumos que pretende tomar.

Como resultado, a frondosa copa exemplifica a abrangente proporção que o Tradicionalismo atingiu, com suas diversas ramificações e áreas de abrangência, “dando frutos e sombra amiga as gerações do porvir” e, assim, reiniciando o ciclo das gerações da Arvore da Vida, onde a cultura desempenha papel fundamental. Certamente, essa não foi uma conquista alcançada sozinho. Aproveito para agradecer a contribuição de todos os amigos, familiares e tradicionalistas que apoiaram, votaram e divulgaram meu trabalho para que ele viesse a ser recompensado no último dia 5 de setembro, dia do Jovem Tradicionalista.

“Como criador, desejo que todos se sintam representados por este logotipo e que o utilizem da melhor forma possível. Como tradicionalista, desejo que neste momento delicado após a grande perda que tivemos, saibamos refletir e buscar os rumos certos para nosso Movimento, que além de cultural, é social, e por isso, tem muito a contribuir na grandiosa arvore da história humana.”