A noite de sábado, 6 de outubro, marcou um novo ciclo para a Invernada Adulta do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição. Enquanto no telão, os apoiadores eram relembrados, o salão de Eventos Machry recebia representantes de entidades co-irmãs, familiares, amigos e o público em geral que foi prestigiar a entidade. Segundo os organizadores, 350 jantares foram servidos na noite.
INDUMENTÁRIA E COREOGRAFIA
As novas pilchas foram desenhadas conforme pesquisa para coreografia de entrada’Jorge Cavaleiro’ e saída Ogum cavaleiro de Oxalá’, entrelaçando o sincretismo religioso, com respeito às crenças, raças e cores, conforme o descritivo. Com Letra de Márcio Rossi e arranjo musical de Jacques Douglas Rodrigues e Daniel Lima, e também com voz de Daniela Rossi, as músicas foram coreografadas por Priscila Flores e Felipe Leite.
O trabalho será apresentado pela Invernada na fase classificatória da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que ocorre dias 20 e 21, em Lajeado. A instrução do grupo está a cargo de Cristine Sinara Hertzer, Bruno Cassariego e Sandro Moreira.
PESQUISA
Na cor vermelha, o vestido das prendas recebeu detalhes de veludo molhado, rendas e bordados, que sintoniza com a bombacha dos peões em tons claros, casaco e chapéu, conforme pesquisa e diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Um véu branco é usado, pelas prendas, na coreografia de entrada que homenageia a São Jorge. De acordo com Cristine Hertzer, as pesquisas apontam que ele era usado em missas para demonstrar dignidade e respeito a Deus.
Na coreografia para saída, o grupo retorna ao palco com vestimenta branca reverenciando a Ogum, Orixá do Camdoblé, que remete ao santo guerreiro São Jorge. Na sequência seguem-se as danças tradicionais, que na classificatória serão sorteadas. A confecção das indumentárias ficaram a cargo de profissionais venâncio-airenses.
Prendado
Na noite, ainda foi apresentada a nova gestão de Prendas e Peões da entidade, que ficou assim constituída: