O mês de julho está tendo seus encantos. Pode ser aquela geada que cobre os campos e os animais, congela os açudes, ou até aquele vento de ‘renguear cusco’. No entanto, dizem os poetas que tudo pode se transformar em poesia e fascinação. Vivenciar cada dia com suas memórias e eternizar em letra, ou por meio de fotos, são heranças legadas às futuras gerações.
Registrar momentos únicos, das coisas simples do campo, acompanhadas daquele amigo inseparável, é um dos dons do amigo tradicionalista e narrador, Vilnei Ferreira, morador de Linha Hansel. Ele que há 16 anos, ecoa sua voz pelo Rio Grande afora, narrando rodeios, e também foi patrono da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, retrata valores básicos da vida em movimento. Assim como a tradição gaúcha.
Entre os inúmeros registros que buscamos para anunciar o segundo semestre, que sem demora se aprochega, nesta semana nos deparamos com esta bela imagem captada por seu Vilnei. Digna de troféu!
Com a simbologia deste registro, feito pelo amigo, damos às boas-vindas a novos ciclos que se iniciam para jovens e crianças que adentram pelos caminhos da tradição gaúcha, junto às entidades e Regiões Tradicionalistas. São porteiras que se abrem pelas mãos de gaúchos e gaúchas, posteiros responsaveis de guiá-los a novos desafios. Desafios, que as novas gerações saberão enfrentar com coragem, a partir do exemplos de seus veteranos.
Novos ciclosDesde abril o Movimento Tradicionalista gaúcho está, novamente, se renovando, com a chegada das gestões de Prendas e Peões, fase estadual e, no fim de junho, com as Cirandas e Entreveros regionais. Em caráter microrregional, também está ocorrendo os concursos das entidades da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). A Capital do Chimarrão terá a sua etapa no dia 11 de agosto, com a participação dos concorrentes venâncio-airenses reunidos no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta. Novas fases, novos rumos.
Tche Aprochega
Neste sábado, 14, a “bóia” quente é no Chaleira Preta. A terceira edição do “Bagual Chef”, calendário gastronômico que a cada mês prepara um cardápio superespecial. Amanhã o prato será ‘feijoada’. Faça sua reserva com a patroa Kelen Dewes e demais integrantes.
Dias 21 e 22, os caminhos levam a Encantado. É lá, no Parque João Batista Marchesi, que ocorrerá o Rodeio Artístico Regional, com seletivas para a Inter-regional do Enart. Evento realizado pela 24ª RT e Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi. Entidades venâncio-airenses com grande número de representantes.
Dia 26, secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Saul Zart, recebe no auditório da Secretaria da Fazenda, o presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e seus associados para tratativas sobre a Semana Farroupilha 2018.
Por falar em festejos farroupilhas, entre os dias 9 e 11 de agosto, o primeiro ato ocorrerá em Iraí, com Acendimento da Chama Crioula. Venâncio e 24ª RT presentes.
Dia 25, feriado municipal, o almoço pode ser na comunidade São Lucas., na pré-estreia da Invernada Juvenil do CTG Erva-Mate, que está se preparando para o Juvenart, no mês de agosto, em Santa Maria.