O Dia do Chimarrão, comemorado neste domingo 24 de abril, será novamente, neste ano, celebrado com uma grande roda virtual de chimarrão. O desafio #vempromate quer estar por toda parte nas mídias sociais com pessoas mateando, em homenagem à amizade e à hospitalidade que a bebida simbolo do Rio Grande do Sul inspira. De acordo, a assessora de imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Sandra Veroneze, quando você digita #vempromate nos sistemas de busca de mídias sociais, em especial Facebook, Instagran e Twitter, fica fácil entender a razão pela qual a ‘bebida do gaúcho’ é símbolo de amizade e hospitalidade. As fotos que aparecem no relatório da pesquisa, relativas à edição de 2015, evidenciam o quanto o chimarrão é popular. Não tem lugar, nem hora do dia, quanto menos tempo ruim. Crianças apreciam, adultos, idosos, homens e mulheres… O mate é companhia no trabalho, na sala de aula, nos momentos de lazer, quando se está sozinho ou acompanhado, com pilcha e sem pilcha.
Neste ano, as entidades organizadoras reuniram-se, e esperam repetir o evento. A iniciativa surgiu no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que somou forças com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Comissão Gaúcha de Folclore (CGF), Instituto do Chimarrão e Estância da Poesia Crioula.
O slogan, neste ano, será novamente ‘Pela paz mundial’. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, o sucesso da campanha em 2015 surpreendeu.
“Estatisticamente, conseguimos mensurar mais de 15 mil participações. A ação não é voltada somente para tradicionalistas. O chimarrão é patrimônio de todos os gaúchos. O MTG é uma das entidades que zelam pela preservação desse costume, mas de forma alguma é o proprietário do jeito de fazer chimarrão” Nairo Callegaro – presidente do MTG
Para Callegaro, o hábito de tomar chimarrão admite variações, seja na decoração da cuia, no requinte das térmicas, na composição da erva-mate, mas para além disso está a simplicidade de cevar um mate como companhia, ou para receber amigos. “Ninguém convida um desafeto para uma roda de mate, não é mesmo?’, avalia.
O lançamento do Vem Pro Mate deste ano foi durante o Entrevero de Peões, realizado no cidade de Portão, no último fim de semana. O período para realização da campanha que se iniciou no dia 16, vai até este domingo 24 de abril. Além do desafio virtual, quem desejar também poderá realizar mateadas presenciais e postar as imagens nas mídias sociais, sempre com as hashtags #vempromate #pelapazmundial.
Venâncio Aires
A Capital do Chimarrão está programada para realizar um evento, alusivo à data, neste fim de semana no Parque Municipal do Chimarrão, inclusive com a criação do 37º modelo de chimarrão, uma iniciativa da editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz em parceria com o Instituto Escola do Chimarrao. Em caso de chuva, esta iniciativa vai ocorrer no dia 6 de maio, durante a Festa Nacional do Chimarrão.
Chimarrão Day realiza o #vempromate nos Estados Unidos
Por Sandra Veroneze A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, foi palco nesta segunda-feira, dia 18, do Chimarrão Day. A iniciativa, desenvolvida na Faculdade de Direito Robert H. McKinney, integra a campanha #vempromate #pelapazmundial e teve como objetivo promover a parceria entre Indiana e o Rio Grande do Sul, estados irmãos desde 1965, além de celebrar o Dia do Chimarrão (24 de abril).
O Governo de Indiana foi representado por Diego Morales, que esteve em Porto Alegre em janeiro desse ano em visita com o mesmo objetivo, e foi recebido pelo Vice-Governador. O Governador José Ivo Sartori enviou mensagem em vídeo, saudando a iniciativa e falando do hábito de tomar chimarrão. Também foram enviadas em vídeo, e projetadas durante o evento, mensagens da Secretaria de Energia do RS, na pessoa do Secretário Adjunto Artur Lemos Jr., do Vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, e do Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro.
Estiveram presentes o diretor da Faculdade Andrew Klein, o vice-diretor Antony Page, a Diretora de Pós-Graduação e Assuntos Internacionais Karen Bravo, autoridades da Universidade de Indiana, do Governo de Indiana, professores e alunos da graduação e pós-graduação. O Governo de Indiana foi presenteado com uma obra do artista gaúcho Gusco, contemplando os principais pontos turísticos das duas capitais.
Segundo os organizadores do evento, o casal Renato e Aline Fagundes, ambos juízes e atualmente alunos de Mestrado em Direitos Humanos na Universidade, como a anfitriã do evento foi a Faculdade de Direito não poderia faltar um tema de ordem jurídica. “Foi abordada, então, e batizada de “Chimarrão case”, a sentença proferida pelo Juiz do Trabalho Rodrigo Trindade, que analisa a contradita oferecida à testemunha com base na alegação de que ela e a parte foram vistas tomando chimarrão juntas”. A contradita, segundo os organizadores, foi afastada sob o fundamento de que chimarrão, mais do que um ato de amizade, é um ato de cortesia e hospitalidade.
Durante o evento, os participantes puderam apreciar o chimarrão.