Dias de realizações para laçadores que alcançaram destaque na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), ocorreu entre os dias 16 e 19, em Rolante. Entre estes, dois jovens da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT): o venâncio-airense Eduardo Makiel Martini, 14 anos, que representou o PQT Cavaleiros da Estrada, e o capitanense Davi Zambiasi Beneduzi, 14 anos, representante do CTG Capitão Rodrigo, de Capitão. Eles se sagraram campeões na modalidade de Laço Guri/Dupla, que compreende a idade entre 12 e 14 anos.
‘Badiquinho’, como é conhecido no meio tradicionalista, estudante da Escola Benno Breunig, o guri integra o Cavaleiros da Estrada, do bairro Santa Tecla, onde mora. Ele conta que iniciou as atividades campeiras aos 6 anos e, desde então, não parou mais, sempre representando a sua entidade.
O primeiro troféu ele destaca que conquistou, ainda, aos seis anos, em Vale Verde. Continuar lançando e ser médico veterinário está entre seus planos para o futuro.
Na casa dos avós Lauri e Teresinha Martini, com quem mora desde ‘bebezito’, os troféus fazem parte da decoração, pois o guri já coleciona 70 ao todo. Mas, do primeiro “a gente nunca esquece”. E foi o de campeão da Fecars que ‘Badiquinho’ segurava com orgulho, durante nossa prosa. A vó Teresinha acrescenta: “Ele é um menino de ouro”.
Aos 14 anos, o laço nas mãos do guri já lhe rendeu mais de 120 troféus. Também pudera, ele conta que começou as atividades campeiras aos 3 anos, na modalidade da Vaca Parada.
Estudante do 1º Ano do Ensino Médio, o filho de Tatiana Zambiasi Beneduzi e do ex-prefeito de Capitão, César Luís Beneduzi, que também representou a 24ª Região Tradicionalista no Laço Autoridade, no ano passado, já participou de cinco Fecars.
Entretanto, desta vez o guri deixou seu nome marcado entre os campeões da 29ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul. Profissionalmente, ele ainda não tem bem claro qual carreira seguir, mas nas pistas de laço os desafios continuam.