Foto: Marina Mayer / DivulgaçãoOli Franco (c) com o presidente Dalmo Mayer e vice- Amaro Santiago
Oli Franco (c) com o presidente Dalmo Mayer e vice-presidente, Amaro Santiago
Em reunião da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), presidida por Dalmo Inácio Mayer, nesta noite de terça-feira, 3, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco em Linha Cerro dos Bois,  foi escolhido o Patrono dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, entre os nomes indicados pelas entidades tradicionalistas associadas.

Oli Joaquim Franco, ex-patrão do CTG Chaleira Preta, e atual agregado das pilchas da ATVA, foi eleito com 12 votos, dos 21 votantes, segundo a 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Marina Mayer, que nos repassa a informação.

O nome do homenageado foi indicado pelo Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, e vai substituir ao patrono 2017. Libório Wilges. O patrono deverá assumir o posto, em solenidade especial, durante abertura dos festejos farroupilhas, na Capital do Chimarrão, a exemplo de anos, anteriores.

Em contato exclusivo à Folha do Mate, o patrono disse que foi pego de susto, pois se considera um peão a serviço do tradicionalismo, mas destacou que considera uma honra a escolha de seu nome, entre os indicados pelos tradicionalistas.

Integrantes do GF Essência da Tradição com o patrono
Integrantes do GF, vice-patrão, Valentim Galarça, coordenador artístico, Edison Aquino, e o tesoureiro José Moraes com o patrono Oli Franco

 Obrigado ao GF Essência da Tradição pela indicação deste peão a Patrono da Semana Farroupilha, bem como agradeço aos que apoiaram o meu nome. Meio assustado ainda, porém honrado pela lembrança destes companheiros que já me ajudaram em tantas páginas da nossa caminhada. Abraço a todos. Vamos trabalhar muito nesta empreitada” Oli Joaquim  Franco – patrono dos festejos farroupilhas de Venâncio Aires – 2018 “Hoje o Grupo Essência da Tradição se encontra muito feliz e honrado de ter indicado e eleito com maioria dos votos para Patrono da Semana Farroupilha 2018, o Gaúcho tradicionalista, o senhor Oli Joaquim Franco. O que nos enche de orgulho por ter nele uma referência do tradicionalismo , da essência, respeito e honradez”, destaca, Edison Aquino