Passar o período de final de ano na Europa é uma experiência fabulosa. Bem lembro do meu primeiro Natal na Inglaterra, em 1994! Tão diferente de tudo que já tinha vivida até entao! Na época pensava que seria o único final de ano longe do Brasil… pois 21 anos mais tarde e aqui continuo, curtindo mais um Natal na Europa!
Passeando pela capital da Lituânia nesta semana aproveitei para contemplar o colorido especial das ruelas desta capital proviciana e que adoro. Enquanto em Londres a preparação já começa no final de setembro, por aqui no leste europeu, somente no dia 1º de dezembro que as luzes são ligadas e os pinheiros gigantes instalados pelas praças da capital lituana reluzem intensamente. Afinal de contas, o Natal é a festa mais esperada do ano em toda Europa!
A decoração natalina de Vilnius neste ano forma um espetáculo encantador com pinheiros que parecem ter saído de um conto de fadas. O clima de Natal é simplesmente contagiante, mesmo com neve e temperaturas negativas as pessoas parecem mais felizes durante este período. O esplendor das luzes de Natal transforma a paisagem de céu cinzento e inverno típica dessa época do ano trazendo magia às praças de Vilnius.
Na praça da Catedral, a principal da capital lituana, acontece todos os anos uma feirinha de Natal. As barraquinhas rústicas oferecem presentinhos diferentes, artesanato local como cerâmica, madeira, vidro e bijuterias de âmbar. Outras tendas promovem a culinária lituana, com sopas, salsichas, e bolinhos fritos que lembram muito aqueles bolinhos de chuva que minha mãe sempre fazia no inverno.
Não faltam infusões aromáticas, muitos chazinhos e claro, o tradicional quentão (vinho quente com noz moscada e canela)! Com a mudança de horário os dias por aqui estão cada vez mais curtos ( menos sol que Londres!), amanhece depois das 9h30min da manhã e pelo meio da tarde já está escurecendo pelas 3h30min. E por isso a decoração de Natal traz energia às cidades europeias convidando a população a passear nas ruas iluminadas por luzinhas coloridas e cascatas de pisca-pisca. Em Vilnius Natal é antes de tudo uma celebração religiosa. A população predominantemente católica participa ativamente das atividades realizadas pela Igreja.
[GALERIA_701]