De volta à Inglaterra nesta semana fomos conferir as luzes de Natal na capital britânica. Se em Vilnius temos a sensação de entrar num conto de fadas na compacta cidade perambulando na neve e contornando as ruelas do centro histórico, em Londres tudo parece gigantesco, como se estivéssemos caminhando com uma lupa nos olhos. Neste ano de pandemia boa parte da programação natalina londrina foi cancelada, como a tradicional patinação no gelo, os mercadinhos especiais pelos bairros da capital e tanto mais que neste dezembro não podemos curtir.
As ruas brilhantes, no entanto, revelam o espírito de Natal que mesmo durante a quarentena continua a vingar. Todos os anos o Natal é sempre a festa mais esperada dos ingleses. Eles passam meses se preparando, seguindo tradições e enfeitando a casa! Os ingleses adoram também fazer compras, e ao juntar Natal com as tentações dos produtos sazonais deste período os gastos só aumentam. Foi um choque ver Londres com tanta aglomeração de gente nesta semana, mesmo depois de ter entrado na quarentena de nível três, ou seja, restaurantes e bares fechados e movimentação de pessoas restrita, a capital britânica parecia pouco se importar com as restrições do Covid19.
A decoração londrina esbanja alegria, jubilante em sua essência, enquanto o coração pulsante de Londres borbulha pelas largas avenidas emolduradas por palacetes georgianos e prédios antigos adornados pelas luzes incandescentes das festas de fim de ano. Impossível não se deslumbrar com tanto brilho. A ornamentação cintilante trata de ocultar o clima cinzento e gelado durante os últimos meses do ano aqui na Europa. Passamos pela Oxford Street, maior rua comercial da Europa, onde paineis luminosos saúdam os londrinos com mensagens de gratidão. Mais adiante chegamos na Regents, uma das avenidas mais elegantes da capital, e que durante o período natalino se reveste de cores e de anjos iluminados.
Nossa caminhada nesta tarde gelada de dezembro segue pela Carnaby Street, no bairro de Soho, e aqui novamente mensagens de amor e esperança iluminam as ruelas agitadas. No icônico largo da Piccadilly Circus somos saudados por dezenas de asas cintilantes pincelando raios de luz na penumbra Londrina. Por aqui também visitamos a tradicional loja de chás e especiarias Fortnum&Mason que neste ano mais uma vez se revestiu de vermelho, formando um calendário de advento em sua fachada. Bond Street e suas famosas butiques de grifes também ficou iluminada nesta semana, assim como Covent Garden e tantos outros bairros londrinos.
Não importa o caminho a seguir, com ou sem pandemia, vivendo ou não momento político conturbado, dentro ou fora da União Europeia, em Londres sempre encontramos a magia do Natal !
Desejo a todos leitores um feliz e abençoado Natal. A coluna retorna em janeiro.