Paisagens de tirar o fôlego são garantidas durante uma viagem à Irlanda!

Com o verão soprando a todo vapor, nesta época do ano os europeus aproveitam para curtir o bom tempo e dias mais longos de férias com a família. E assim lá fomos nós, passear, visitar familiares e descobrir mais um rincão. Pela primeira vez fui visitar a Irlanda, um país magnífico que faz parte da história da família de meu marido e onde seu irmão reside atualmente. Foram férias sem lista do que ver pois tudo que visitávamos se tornava lugar imperdível. Foram férias para curtir a família e descobrir um pouco mais sobre a história e cultura irlandesa, muito além da cerveja Guinness e da banda U2.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPrimos reunidos! família é tudo!
Primos reunidos! família é tudo!
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPaisagem verdejante, de tirar o fôlego
Paisagem verdejante, de tirar o fôlego

A Irlanda é uma república parlamentar, independente desde 1921 e membro da União Europeia. Este pequeno país com área menor que o estado de Santa Catarina está dividido em quatro regiões principais e 26 condados, cada um com sua própria identidade. A maior cidade é a capital Dublim, com pouco mais de 500 mil habitantes. A história da ilha esmeralda, como é também conhecida, remonta a muitos sécolos e foi marcada por sofrimento (como a grande fome do século XIX entre 1845 e 1849), muitas invasões – dos vikings aos ingleses – e inúmeros conflitos. O embate mais recente aconteceu no início dos anos 1900 quando o país se tornou independente numa luta sanguinária entre católicos e protestantes do Reino Unido e que acabou dividindo o país em Irlanda do Norte, que continua a fazer parte do Reino Unido, e a atual república da Irlanda ocupando maior parte do território da ilha. A Irlanda carrega um fardo místico incrível e por onde se anda seu passado celta e gaélico parece reavivar lembranças gloriosas de outrora. Tanto que o país mantem duas línguas oficiais: inglês e irlandês gaélico.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalTranquilidade na ilha esmeralda
Tranquilidade na ilha esmeralda

Os irlandeses são um povo simpático, extrovertido, acolhedor e de fé! Muita fé! A arquitetura antiga denota castelos medievais, fortalezas e tantos templos. O país é essencialmente católico e a religião tem grande influência na vida dos irlandeses. Com 4,5 milhões de habitantes o território ainda que pequeno é esparsamente povoado, pontilhado por vilarejos antigos e centenas de propriedades rurais. Paisagens verdejantes formadas por prados, colinas e valessão entrelaçadas por rios, cascatas e lagos criando cenários de conto de fadas.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalEsta paisagem parece ter saído de um conto de fadas!
Paisagem rural …

Picos montanhosos descortinam campos repletos de ovelhas pastando às margens de córregos de água límpida, como numa narrativa bucólica de outros tempos. E o espetáculo da natureza prolífica continua por todos cantos do país. Impossível não se apaixonar pela beleza selvagem e viçosa da costa rugosa recortada por pequenos povoados de pescadores e falésias debruçadas no oceano Atlântico.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalCosta de mar gelado mas deslumbrante
Costa de mar gelado mas deslumbrante
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalNatureza pródiga
Natureza pródiga marca paisagens rurais na Irlanda

Ora no interior, ora avançando sobre o mar, a natureza vicejante vai entremeando o litoral com suas escarpas abruptas, enseadas e panoramas deslumbrantes curvando-se sob a imensidão do oceano cintilante. Nesse cenário íngreme e rural surgiram os primeiros vilarejos irlandeses, influenciando o modo de viver, hábitos e costumes do povo local. A tradição e tranquilidade do campo imperam em quase todas regiões irlandesas, até mesmo nas grandes cidades lendas são recontadas de geração à geração.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalApaixonada pela Irlanda!
Apaixonada pela Irlanda!

Seja em algum mirante, pub, casinha de pedra, fortificação medieval ou trilha no meio do mato, os irlandeses têm sempre algum fato pitoresco e cultural para compartilhar com aqueles dispostos a serem transportados ao passado do país. A terra que foi berço de Oscar Wilde e Samuel Beckett é simplesmente fascinante!

Pura tranquilidade!

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMeus filhos felizes, correndo na praia...
Meus filhos felizes, correndo na praia…