Boscastle, puro charme!

O pequeno vilarejo localizado no norte da Cornualha é um dos mais românticos da região. Escondido entre duas colinas e cortado por um riacho que desemboca no mar, Boscastle é dominado pelo cais histórico, de onde, durante mais de um século, entravam e saiam embarcações carregadas de pesca, principalmente sardinhas. Hoje em dia, o vilarejo vive do turismo atraindo milhares de visitantes todos os anos. Boscastle é recheado de história tanto antiga quanto recente. Há doze anos o vilarejo foi devastado com um desastre natural, num dos piores alagamentos da história da Inglaterra. A pequena aldeia foi praticamente arrastada mar a dentro destruindo muitos casarios. Felizmente a tragédia não provocou vítimas fatais. No entanto, o desastre deixou marcas profundas na comunidade e até hoje moradores contam com tristeza o cenário assolador. Com a ajuda do governo britânico o vilarejo foi reconstruído num projeto que durou dois anos.

Hoje em dia grande parte dos armazéns ao longo do cais são réplicas das construções originais, no entanto mantêm a arquitetura original. Boscastle exala tranquilidade pelas ruelas emolduradas por casinhas coloridas,antigas e floridas, com telhado de palha (cottages) e as construções típicas da região, de pedra, revestidas com telhas de ardósia e muito charmosas. Uma das atrações do vilarejo é o museu da bruxaria, bem pequeninho, mas recheado de artefatos associados a lendas e misticismo celta.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMuseu da bruxaria
Museu da bruxaria
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalEstacione sua vassoura aqui!!!!!!
Estacione sua vassoura aqui!!!!!!

Boscastle é um paraíso para os amantes da natureza com muitas trilhas, pequenos jardins de florzinhas do campo, e verde, muito verde! Seja de manhã cedo, ou à tardinha com o sol se pondo na imensidão no oceano, Boscastle é um convite aberto aos visitantes para longas caminhadas pelas dezenas de trilhas cerro acima contornando as colinas sinuosas e morro abaixo manobrando caminhos estreitos, imersos no arvoredo, entre uma cascata e outra, revelando panoramas de tirar o fôlego das esculturas rochosas e do vilarejo escondido na encosta do vale.

A Cornualha foi e continua sendo referência para muitos escritores britânicos. Em Boscastle não é diferente, pois foi aqui no alto da colina deserta, coberta apenas por vegetação baixa, surrada pela borrasca atlântica incessante, na igrejinha de St Juliot que o escritor e poeta Thomas Hardy (1840-1928) conheceu sua primeira esposa Emma no final dos anos 1800. O cenário da esplêndida paisagem do mar contrastada com a cachoeira de Pentargon aparece no romance de Hardy, “Um Par de Olhos Azuis”, publicado em 1873.

Para realmente descobrir a exuberância natural desta região é preciso caminhar, fazer trilha campo afora, respirar a brisa fresca do mar sentada num banco no alto do penhasco e renovar as energias deixando a água cristalina apagar as pegadas na areia dourada. E, sem esquecer, é claro, de perambular vagarosamente pelos vilarejos pitorescos, absorvendo a cultura local, saboreando um “cream tea” e escutando lendas celtas. Nestes povoados isolados, onde o tempo parece ter parado, a vida ressurge em outra dimensão àqueles que estão preparados a assimilar tamanha simplicidade. Pura inspiração!

[GALERIA_817]