[GALERIA_514]
Desde que moramos em Minsk tenho visitado frequentemente a Lituânia, que faz fronteira com a Bielorrússia. é um país que pouco conhecia antes mas ao qual me apaixonei desde a primeira visita no verão de 2013. A capital Vilnius fica a 300Km de Minsk e conta com ótima conexão de trem, além de boa estrutura rodoviária que facilita o deslocamento entre os dois países. Eu adoro passear em Vilnius pois é uma capital compacta, com um centro histórico bem preservado e muita coisa linda para ver. Os lituanos são simpáticos e muito acolhedores com os turistas. E nesta semana não foi diferente, com as ruelas lotadas de gente jovem e bonita se divertindo na festa de independência na Lituânia.
O país festejou 25 anos de independência desde o desmembramento da antiga União Soviética, no dia 11 de março de 1990. Foi o primeiro dos países bálticos a conquistar tal feito no início da década de 90 quando a URSS se esfacelava e perdia poderio. à primeira vista parece história recente de um jovem país independente. No entanto, estes 25 anos de independência carregam uma história que remonta ao século XII. Uma história fascinante de perdas e conquistas de território ao longo dos séculos alentadas por uma nação guerreira.
Os lituanos tiveram força e coragem para acabar com a expansão germânica na Idade Média. Formavam uma das alianças mais poderosas do leste europeu, de norte a sul, entre o mar Báltico e o mar Negro. Durante o século XVI (quando o Brasil estava ainda sendo descoberto…) era fundada na capital a universidade de Vilnius, um dos grandes centros de ensino científico da Europa. Em meio a conflitos, guerras e invasões o país foi perdendo parte do território para a Polônia e para o império russo e que hoje fazem fronteira com a Lituânia.
é uma história incrível de batalhas e ocupações sem fim e que marcou profundamente este povo lutador. A vitória maior, para nós e para os lituanos, fruto da sobrevivência, é poder agora em pleno século XXI poder reviver de maneira pacífica esta história fascinante estampada em cada canto do país. Em 25 anos a Lituânia não apenas se livrou do regime comunista mas experimentou grande progresso social, econômico e industrial. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, o país faz parte da União Europeia desde 2004 e no começo deste ano adotou o Euro como nova moeda. Parabéns, Lituânia! E até breve!