Magnífico Palácio de Blenheim

Foto: Solange S Beglin / arquivo pessoalPaisagem de tirar o fôlego no pórtico de entrada
Paisagem de tirar o fôlego no pórtico de entrada

Passeando pelo interior da Inglaterra, no condado de Oxfordshire à 110km de Londres. Se o bucólico vilarejo de Woodstock encanta pelo charme das pequenas construções, o contraste fica por conta do palácio de Blenheim, situado na cidadezinha: simplesmente deslumbrante e colossal. Ao entrar pelo pórtico lateral a paisagem é espetacular, formada por um lago imenso, cortado pela ponte em arco que reflete na água revelando ao fundo o esplendoroso palácio de Blenheim. Um parque verdejante com vistas de tirar o fôlego e projetado pelo arquiteto paisagista Lancelot “Capability” Brown, preenche os mais de 800 hectares em torno da magnífica edificação.

Foto: Solange S Beglin / arquivo pessoalPonte de Vanbrugh foi construída em 1708
Ponte de Vanbrugh foi construída em 1708

Construído entre 1705 e 1722 o palácio foi uma forma de gratificação da rainha britânica Anne ao 1º Duque de Marlborough John Churchill quem derrotou os franceses na Batalha de Blenheim em 1704 na Bavária. E desde então o palácio tem servido como residência da nobreza britânica. Foi num dos quartos da suntuosa construção em 1874 onde nasceu Winston Churchill, famoso primeiro-ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial e quem liderou a recuperação do país depois da guerra. Por sua importância histórica e belíssima arquitetura barroca inglesa, o Palácio de Blenheim foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. Mesmo se os descendentes do duque de Marlborough utilizam a residência até hoje, vários aposentados estão abertos à visitação, onde percebe-se de perto a opulência do palácio. Podem ser visitados vários salões de festas, onde estão em exposição uma coleção soberba de pinturas, porcelana e tapeçaria, além da biblioteca, cômodos e salas de estar, tudo decorado como antigamente. Por onde se passa a sensação é de estar voltando no passado glorioso da nobre família. Esculturas gigantes enaltecem a história triunfante, traduzindo a majestia e poder de outrora. Na parte exterior, o palácio é emoldurado por jardins divinos que podem ser visitados a partir do pátio interno que conecta as duas alas de colunas.

Foto: Solange S Beglin / arquivo pessoalJardim italiano
Jardim italiano

Os jardins formais estão divididos em pequenas seções, como o terraço das águas, jardim italiano e o jardim das rosas que foram acrescentados durante o século XIX. Em meio a tanto verde, podem ser visitados ainda a cascata e jardim secreto da duquesa, recentemente restaurado além de um labirinto de ciprestes .

Foto: Solange S Beglin / arquivo pessoalTerraço das águas
Terraço das águas

[GALERIA_374]

O esplendor da paisagem em volta do palácio é contagiante transformando o horizonte, em qualquer época do ano. E nesta quarta-feira de setembro, gloriosamente ensolarada, não foi diferente. Divino! Vale à pena visitar. Passeio de um dia que pode incluir Oxford também

Como chegar

De trem -Londres (estação de Paddington) até Oxford, 1h10min

De ônibus – Londres (estação Victoria, terminal de ônibus National Express) até Oxford, 1h30min

De Oxford até Blenheim Palace (parada em frenteà entrada do palácio)ônibus da Stagecoach na estação de trem de Oxford (30 minutos)

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido