Imagine um tapete branco gelado cobrindo as imperfeições da paisagem crua de inverno, lareiras crepitando, flocos de neve dançando no ar, pincelando as ruas lotadas de gente encasacada, corais de crianças cantando como anjos sob o brilho cintilante das luzes natalinas, enquanto o aroma de especiarias e vinho quente se dissipa pelas ruelas da cidade. Imagine um Natal que nos faz sonhar através da simplicidade de costumes que remontam a um passado distante. O período natalino em Vilnius é bem assim: mágico, reunindo todo aquele enredo cativante de paisagens esplêndidas e que todos nós já vimos em filmes e livros! A diferença é que aqui o cenário é ao vivo.
As festividades de Natal nos países do norte da Europa apresentam pouca conotação comercial se comparado, por exemplo, com a Inglaterra. Por aqui o Natal evoca despretensão e nos transporta ao encantamento de uma época distante, eternizada no tempo, sem correria, saboreando tranquilamente as horas que não passam, renovando a fé. Assim é o espírito de Natal por aqui.
Passar o período de final de ano na Europa é uma experiência inesquecível. E como não lembrar do meu primeiro Natal em terras europeias, na Inglaterra, há mais de duas décadas? Tão diferente de tudo que já tinha vivido até então! Na época, jovem e estudante, pensava que seria o único final de ano longe dos meus pais e irmãos, longe do Brasil… pois 24 anos mais tarde cá continuo, com minha própria família, por vezes me sentindo mais inglesa do que brasileira, e vivendo mais um período de Natal na Europa! Neste ano, pela primeira vez, passaremos o Natal na Lituânia.
Impossível não se maravilhar com a decoração natalina da capital lituana. Nesta semana marcada por dias gelados, enfrentei as agruras do inverno e fui passear um pouco pela cidade. Pelas ruelas do centro histórico descobri Vilnius ainda mais colorida, adornada por enfeites luminosos e tantos pinheiros. Enquanto em Londres a preparação para o Natal já começa no final de setembro, por aqui as comemorações se iniciam com a primeira semana de advento e somente no dia 1º de dezembro que as luzes são ligadas e as árvores de Natal gigantes instaladas pelas praças da capital lituana reluzem intensamente. Afinal de contas, Natal é luz! E aqui, mais do que em qualquer lugar, carecemos de luz natural nesta época do ano.
A decoração natalina de Vilnius neste ano forma um espetáculo magnífico com pinheiros que parecem ter saído de um conto de fadas. O clima de Natal é simplesmente contagiante, mesmo com neve e temperaturas negativas as pessoas parecem mais felizes durante este período. O esplendor das luzes de Natal transforma a paisagem de céu cinzento típica de dezembro trazendo magia e expectativa em cada canto de Vilnius. Afinal de contas, Natal é a festa mais esperada do ano em toda Europa!
A praça da Catedral, principal da capital lituana, se transformou num palco inaudito, reverenciando as festas de Natal. Uma árvore de Natal de 27 metros de altura, montada numa estrutura de metal e preenchida com mais de seis mil galhos de pinheiro natural, foi recoberta por luzes e enfeites que lembram as peças internas de um relógio. Vista do alto, a decoração cria a face de um grande relógio com o pinheiro como peça central e um manto luminoso, unido pelas barraquinhas brancas em torno da grande instalação. O tema evoca o Natal como uma celebração de luz, em qualquer tempo, assim como nos mostra que nosso tempo aqui é efêmero.
As cabaninhas formam uma graciosa feirinha de Natal, oferecendo de tudo um pouco, desde acessórios de pele até lembrancinhas de artesanato local como cerâmica, madeira e bijuterias de âmbar. Outras tendas promovem a culinária lituana, com sopas, salsichas, bolacinhas de mel e gengibre, e bolinhos fritos que lembram muito aqueles bolinhos de chuva que minha mãe sempre fazia no inverno. Não faltam infusões aromáticas, muitos chazinhos, chocolate quente e claro, o típico quentão (vinho quente com noz moscada e canela) bebida tradicional nos mercadinhos de Natal de toda Europa. Um presépio gigante completa a decoração no largo da Catedral de Vilnius.
Com a mudança de horário no final de outubro os dias por aqui estão cada vez mais curtos (e definitivamente sem sol!). Amanhece cada vez mais tarde até o dia 22 de dezembro quando acontece o solstício de inverno. Pelo meio da tarde, antes das quatro, já está escurecendo. E por isso a decoração de Natal traz energia às cidades europeias convidando a população a passear pelas ruas iluminadas. Em Vilnius, Natal é antes de tudo uma celebração religiosa. A população predominantemente católica participa ativamente das atividades realizadas pela Igreja.
[GALERIA_902]