Uma das características do clima europeu é a distinção entre as quatro estações do ano que são bem definidas. Com o mês de setembro chegando ao fim, os primeiros sinais do outono já são visíveis aqui na Inglaterra. Os dias longos e ensolarados de verão vão aos poucos perdendo o brilho e a noite chega sem tropeços. Se durante a estação do calor anoitecia pelas 10 da noite agora o sol se põe bem mais cedo, encurtando cada vez mais os dias.
Enquanto o Brasil acolhe a primavera e seu colorido renovador, a Inglaterra se despede do verão abrindo as portas para a estação das folhas secas e cores penetrantes. O outono europeu é tão glorioso quanto a primavera e denota uma explosão de tons amarelados e avermelhados nas plantas e arbustos. São cores vibrantes e distintas que transformam os parques verdes deixando pelo chão um verdadeiro tapete de folhas secas.
Folhagens trepadeiras, muito comum em residências e palácios históricos cobrindo paredes e muros, se revestem de cores fortes e exuberantes embelezando ainda mais os monumentos. As copas douradas transformam a paisagem ardente criando um espetáculo de cores extasiante. é um espetáculo vistoso e penetrante orquestrado pela natureza que parece dar o último suspiro de fulgor antes de ser exulcerada pelo inverno gelado. Nos bosques pelo interior da Inglaterra a paisagem é marcada por uma grande sinfonia de cores alaranjadas, pincelando o horizonte sob o céu majestoso de outono.
Eu gosto muito do outono europeu pelas paisagens contrastantes mas também por ser uma época ótima para viajar, longe das multidões fervorosas de turistas no verão. Durante o outono a temperatura vai caindo gradualmente, principalmente à noite, em preparação para o inverno. No final de outubro termina o horário de verão europeu, deixando os dias ainda mais curtos. Pois é, está chegando a hora de tirar os casacos do guarda-roupa!
[GALERIA_390]