Nesta semana de recesso escolar na Inglaterra, aproveitamos para fazer um passeio pela Lituânia com a família. Desde que moramos em Minsk já visitamos várias vezes este pequeno país no leste europeu. A cada visita, uma surpresa! A Lituânia é banhada pelo mar Báltico ao longo de outros dois pequenos países: Letônia e Estônia. A história fascinante destas três nações guerreiras é um convite aos visitantes interessados em aprender sobre a riqueza cultural da região. Passear em Vilnius é pura descontração! A capital da Lituânia é plena de charme com uma população simpática e acolhedora.
Não importa quantas vezes já percorri as ruelas estreitas do centro antigo da capital, Vilnius é sempre encantadora. Com pouco mais de meio milhão de habitantes é uma capital compacta mas de arquitetura barroca exuberante. Aliás, segundo a Unesco, Vilnius é a capital europeia de arquitetura barroca.
Esta capital provinciana de história fascinante que atravessa a fronteira de duas civilizações antigas – Latina e Bizantina era, na verdade,um reino pagão fundado no século XIII pelo rei Mindaugas, o Grão-Ducado da Lituânia e que mais tarde se tornou cristão. A devoção católica do país é facilmente percebida pelas igrejas e templos espalhados pela capital. São centenas de igrejas, pequenas ou suntuosas, elas adornam praças ou simplesmente se escondem entre um palacete e outro.
Neste emaranhado de ruelas estreitas emolduradas por fachadas arquitetônicas clássicas vamos contemplando cada detalhe estampado nas portas e janelas dos palacetes coloridos. A impressão é de estar sendo acariciada pela suavidade de cores e formas. Caminhar por Vilnius é assim, contagiante, a cada esquina um pedacinho de história!
Encerramento do ano letivo!
Neste passeio pela capital da Lituânia fomos surpreendidos com a cidade transbordando euforia. Na quinta-feira Vilnius foi palco de muitas celebrações de despedidas pois marcou o encerramento do ano letivo. Os lituanos, a exemplo da maioria dos estudantes do leste europeu, aproveitam nada menos que três meses de férias, folgando durante todo o verão aqui. Em Vilnius, o clima festivo invadiu as ruas com carreatas de ônibus abertos cheio de formandos. Alegria e emoção permeavam as praças e parques da capital lituana lotadas de estudantes animados, ora cantando ora dançando abraçados. Em meio a este clima de satisfação estavam as jovens Monika, Ieva, Radvile, Evelina e Aiste, fazendo o último registro fotográfico das amigas de classe e com quem conversei para aprender um pouco desta tradição lituana.
Sorridentes e esbanjando simpatia as moças de 18 e 19 anos me contaram que a celebração do final do ano letivo pela rua é muito tradicional em Vilnius, com passeatas e distribuição de mimos entre colegas. Os professores são homenageados com buquês de flores assim como as formandas também geralmente recebem um ramalhete perfumado, afinal de contas maio é o mês das flores na Europa! Com um leque de universidades lituanas à escolha e centenas de outros estabelecimentos de ensino em toda Europa, as jovens que falam inglês fluentemente, escolheram continuar os estudos no ensino superior longe da terra natal, em faculdades de diferentes países europeus.
[GALERIA_581]