Foto: S S Beglin / arquivo pessoalOptometristas cuidam da saúde dos olhos dos britânicos
Optometristas cuidam da saúde dos olhos dos britânicos
A saúde aqui na Inglaterra é de certa forma diferente do Brasil pois aqui ninguém precisa de plano de saúde privado para consultar com médicos bons. O sistema nacional de saúde do Reino Unido (NHS) é totalmente gratuito aos cidadãos britânicos e europeus residentes no país. E depois de ter morado com a família em diferentes países europeus nas duas últimas décadas e experimentado a realidade (muitas vezes precária) dos serviços de saúde na Itália e França, por exemplo, posso tranquilamente dizer que o sistema aqui na Inglaterra é muito bom. Além de não desembolsar um centavo em planos de saúde, consultas, exames ou hospitalizações, recebemos serviços e atendimentos de qualidade.No entanto, aqui não temos a liberdade de escolher o médico com o qual iremos consultar pois o modelo de saúde daqui é baseado no direito universal de tratamento médico a todos e focado na prevenção. Ou seja, atendimento médico primário acontece nos postos de saúde espalhados em todo território, tanto em zonas urbanas quanto rurais.
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMinha filha Sophia fazendo exames
Minha filha Sophia fazendo exames
Esqueça consultas demoradas com médico especialista! Independente do problema, o ponto de partida é sempre com uma visita ao clínico geral no posto de saúde local, que é também considerado pelos ingleses como médico de família. Conforme a gravidade do problema e avaliação do médico de família o paciente é então encaminhado ao especialista que geralmente atende em clínicas e ambulatórios junto aos hospitais. A grande maioria dos pacientes recebe tratamento diretamente no posto local e resolve o problema ali. Exames ginecológicos, como pré-cancer ou colocação de DIU, são realizados por enfermeiras.Aos especialistas são encaminhados somente casos mais graves ou que preveem exames aprofundados. Enquanto ai no Brasil os pais correm para o consultório do pediatra (ou – pior! – o chamam pelo whatsapp..) quando o filho está febril por aqui consulta com pediatra é só em casos extremos. Por exemplo, meus três filhos, nos últimos 15 anos desde que a mais velha nasceu, jamais consultaram com um pediatra na Inglaterra e isso não quer dizer que nunca ficaram doentes! Problemas comuns da infância,como inflamação na garganta, dor de ouvido, alergias, viroses entre tantos outros, são resolvidos rapidamente no posto local, com o médico de família ou com enfermeira pediátrica. O mesmo vale para problemas de visão. Ninguém consulta com oftalmologista para fazer exames de visão ou trocar de óculos. Em qualquer área, o médico especialista aqui é muito valorizado e seu trabalho é voltado para a patologia enquanto outros profissionais da saúde atuam nos testes de rotina.
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMuitas opções de armações
Muitas opções de armações
Optometristas na Inglaterra são responsáveis pelos exames de refração e prescrição de óculos além de encaminhar pacientes com problemas patológicos ao médico especialista. Profissionais com diploma universitário e reconhecidos pelo Conselho Nacional de ótica, os optometristas são parte integral do programa de saúde pública e medicina preventiva do NHS, atuando em clínicas de visão junto a farmácias e óticas. A prevenção inicia logo no nascimento da criança quando são feitos testes de visão e audição em todos recém-nascidos. O programa de saúde infantil assegura a todas crianças exames de acuidade visual anual e gratuitamente. Desde o nascimento até os 18 anos o acompanhamento da saúde dos olhos das crianças é realizado pelo optometrista e continua depois na vida adulta. Os testes são realizados usando equipamento de alta tecnologia.
Graças a este programa anual de exames de rotina, sem ter percebido nenhum sintoma em casa ou na escola, recentemente durante uma consulta com o optometrista descobrimos que nossa filha mais nova apresenta problemas de visão. Com a prescrição do optometrista em mãos, nossa caçula escolheu seu novo acessório na própria clínica da rede de farmácias Boots onde consultamos. E melhor ainda, tudo sem custo algum, pois a consulta, exames e óculos para crianças e estudantes até 18 anos são totalmente gratuitos pelo sistema nacional de saúde britânico.
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalConsulta, exame e óculos são gratuitos para crianças e estudantes até 18 anos
Consulta, exame e óculos são gratuitos para crianças e estudantes até 18 anos