Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBibury é cortada por um córrego que desemboca no rio Coln
Bibury é cortada por um córrego que desemboca no rio Coln
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalE o símbolo gaúcho viajando comigo, pelo interior da Inglaterra!
E o símbolo gaúcho viajando comigo, pelo interior da Inglaterra!

Continuando a série mensal destacando cidadezinhas da Inglaterra, nesta semana fui redescobrir a região dos Cotswolds. Neste distrito bem no coração do país, caracterizado por paisagens idílicas e um emaranhado de vilarejos encantadores, encontra-se Bibury, a 160km de Londres. Esbanjando charme e tranquilidade com construções que remontam aos séculos passados esta pequena cidade é uma joia preciosa. A essência da cultura britânica está aqui, na província interiorana e bucólica, retratada pelos casarios antigos e paisagens recortadas por campos rurais repletos de ovelhinhas pastando e plantações de canola nesta época do ano. Na minha opinião a região dos Cotswolds é a mais pitoresca da Inglaterra.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalAdoro esta arquitetura antiga
Adoro esta arquitetura antiga
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalImpossível não se encantar com Bibury!
Impossível não se encantar com Bibury!

Ao passear pelas ruelas de Bibury a sensação é de estar voltando no tempo, como se estivesse vivendo um conto de fadas. Acrescenta-se ai o riacho de água cristalina que corta a cidadezinha e as pontes de pedra interligando cada cantinho, e estamos num cenário de puro romantismo! Vou caminhando sem pressa, apreciando a natureza viçosa que parece acariciar as construções medievais escondidas entre arbustos e pequenos jardins. As casinhas típicas dos Cotswolds são construídas em pedra cor de mel e muitas são cobertas com telhado de capim, criando paisagens maravilhosas, de cartão postal.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBeleza sem pretensão nos jardins ingleses
Beleza sem pretensão nos jardins ingleses

O vilarejo de Bibury já foi cenário de vários filmes e seriados entre eles Stardust e O Diário de Bridget Jones. Não importa o tamanho, os jardins ingleses são sempre impecáveis e maravilhosos misturando cores suaves, sem pretensão. Em Bibury, não é diferente, pequenos renques de pétalas perfumadas se alinham à imperfeição natural do terreno na beira do rio Coln. Os pequenos jardins incorporam exuberância sem ostentar, seja nas floreiras ou elementos ruprestes.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalArlington Row é um dos lugares mais fotografados na região dos Cotswolds
Arlington Row é um dos lugares mais fotografados na região dos Cotswolds
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPuro romantismo!
Puro romantismo!

O grande destaque deste charmoso vilarejo fica por conta da arquitetura medieval, intacta, da Arlington Row uma arcada de casinhas de pedra, originalmente construído como um grande armazém de lã em 1380 e mais tarde, durante o século XVII foi transformado em aposentos para os tecelões. A arquitetura original é mantida até hoje com as casinhas geminadas (cottages) de telhado pontiagudo muito bem conservadas. Pouco mais de 600 pessoas têm o privilégio de morar neste recanto histórico entre jovens famílias e aposentados, em sua maioria, vivendo a simplicidade rural. Historicamente a região dos Cotswolds se destacou como pólo da indústria de lã de ovelha, pela posição geográfica no meio de colinas e pastagem abundante.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalCasario foi construído originalmente em 1380 e transformado em aposentos para os trabalhadores na tecelagem durante o século XVII
Casario foi construído originalmente em 1380 e transformado em aposentos para os trabalhadores na tecelagem durante o século XVII
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalAdoro esta época do ano na Inglaterra! tudo ganha vida!
Adoro esta época do ano na Inglaterra! tudo ganha vida!

Bibury era o centro de tecelagem com um moinho construído no século XVII e que hoje em dia se transformou em área residencial. Ao lado do moinho encontra-se outra atração do pequeno vilarejo, uma fazenda de peixe, aberta ao público. A Bibury Trout Farm é uma das fazendas de trutas mais antigas da Inglaterra, à beira do rio Coln, renomado pela grande quantidade de trutas de alta qualidade. Um prato cheio para os amantes da pesca oferecendo várias atividades. Inclusive a pesca do próprio almoço! Um passeio por Bibury é imersão no passado vivendo a essência do jeito britânico em sua simplicidade e despretensão. é caminhar sem pressa, absorvendo o charme acolhedor da arquitetura antiga. é deixar-se maravilhar pelo encanto dos jardins coloridos sem sentir o tempo passar, ao sabor do vento e canto dos passarinhos. Um passeio tranquilo, longe da metrópole!

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMoinho que antigamente era usado para indústria da lã
Moinho que antigamente era usado para indústria da lã
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPassear em Bibury é não sentir o tempo passar ....
Passear em Bibury é não sentir o tempo passar ….
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalao sabor do vento e canto dos passarinhos ...
ao sabor do vento e canto dos passarinhos …

[GALERIA_762]