Foto: S S Beglin / arquivo pessoalarquitetura antiga em St Ives
arquitetura antiga em St Ives, condado de Cambridgeshire
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalColorido primaveril no centro da cidadezinha
Colorido primaveril no centro da cidadezinha

Descobrindo a riqueza escondida no interior da Inglaterra. A partir de hoje vou iniciar uma série mensal de postagens destacando cidadezinhas encantadoras espalhadas pelo countryside britânicoe que nem sempre aparecem nos roteiros turísticos. Lugares menos conhecidos dos turistas mas que revelam a verdadeira identidade britânica e onde se pode viver e sentir com maior profundidade os costumes e cultura do país. Vou tentar mostrar um pouco as diferenças entre os condados (o Reino Unido é dividido em condados (ou microrregiões) e só na Inglaterra são 48), contando a história e fatos interessantes.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalTranquilidade!
Tranquilidade!
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPuro charme!
Puro charme!

Nesta semana de volta à terra da Rainha depois da viagem à Paris, e com meus filhos ainda em férias escolares, aproveitei para passear pelo condado de Cambridgeshire para descobrir (e me encantar, é claro!) alguns dos tantos tesouros por lá espalhados. A Inglaterra é um país pequeno e por isso não precisamos viajar longas distâncias para encontrar vilarejos pitorescos, muitas vezes escondidos entre estradinhas sinuosas e campos de plantações. Em meio à paisagem pastoril e recortada pelo rio Ouse somos acolhidos pela pequena cidade de St Ives (a não ser confundida com a baia de St Ives, na costa sudoeste da Inglaterra!!!). Bem menos famosa do que a vizinha Cambridge, St Ives é um oásis de tranquilidade, bem inglesinha, localizada a 90km do centro de Londres,no leste da Inglaterra.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPonte medieval abriga uma pequena capela
Ponte medieval abriga uma pequena capela
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalarquitetura antiga pelas ruelas de St Ives
arquitetura antiga pelas ruelas de St Ives

Esta cidadezinha de pouco mais de 15 mil habitantes transpira história com uma coleção de casarios antigos e alguns prédios que remontam ao século XI. O maior destaque arquitetônico fica por conta da ponte medieval, construída em 1414. é um exemplar bem mais raro do que se imagina pois se trata de uma, da série de quatro pontes construídas em toda Inglaterra, que abriga em sua edificação uma capela em estilo gótico. Em seu glorioso passado St Ives era visitada frequentemente pela realeza em busca de entretenimento campestre. Durante séculos o vilarejo fora considerado pólo pecuário sediando semanalmente grandes leilões de animais de criação e venda de produtos de lã de ovelha. Um fato interessante é o número de pubs que o vilarejo abrigava durante a era victoriana. Em 1838, com uma população de apenas 3.500 pessoas, o vilarejo contava com 70 pubs para acolher visitantes e agricultores da região! Hoje em dia restam menos de dez, mas continuam fazendo história, como o tradicional pub Oliver Cromwell.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalAdoro esses casarios coloridos (e antigos!)
Adoro esses casarios coloridos (e antigos!)
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalSt Ives contava com 70 pubs in 1838.
St Ives contava com 70 pubs in 1838. Oliver Cromwell continua fazendo história!

Até hoje, toda segunda-feira, agricultores da região transformam a praça principal da cidade em feira rural. Ao longo do rio a paisagem idílica do vilarejo parece não ter mudado nos últimos séculos com campos de ovelhas pastando de um lado e do outro a fachada arquitetônica tradicional com prédios coloridos e telhados irregulares. As calçadas lotadas de mesas e banquinhos, no entanto, denotam evolução aos tempos modernos com muitas opções para saborear a gastronomia britânica entre pubs, cafés e restaurantes. Vale à pena visitar!

Como chegar – a melhor opção é de carro. St Ives fica a 19km noroeste de Cambridge (A14) é um ótimo passeio para complementar o dia.

Onde comer – a casa de chás River Tea Rooms é uma ótima opção para lanches leves ou um café da tarde. Eu experimentei o quiche da casa com salada. Delicioso! e melhor ainda foi a sequência com cream tea – chá e bolinhos de manteiga, nata batida e geleia! ( www.rivertearooms.co.uk )

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalParada para um lanche com cream tea contemplando a linda paisagem
Parada para um lanche com cream tea contemplando a linda paisagem
Foto: S S Beglin / arquivo pessoale o chimas nos acompanha!
e o chimas nos acompanha!

[GALERIA_750]