A decoração natalina na capital lituana neste ano forma um espetáculo magnífico com pinheiros que parecem ter saído de um conto de fadas. O clima de Natal por aqui é simplesmente contagiante transpondo temperaturas negativas do inverno congelante recheado de neve. As pessoas parecem mais felizes durante este período. O esplendor das luzes de Natal transforma a paisagem de céu cinzento típica de dezembro trazendo magia e inspiração em cada canto de Vilnius. Afinal de contas, Natal é a festa mais esperada dos europeus!
Imagine um tapete branco gelado cobrindo as imperfeições da paisagem crua de inverno, lareiras crepitando, flocos de neve dançando no ar, pincelando as ruas lotadas de gente encasacada, corais de crianças cantando como anjos sob o brilho cintilante das luzes natalinas, enquanto o aroma de especiarias e vinho quente se dissipa pelas ruelas da cidade. Imagine um Natal que nos faz sonhar através da simplicidade de costumes que remontam a um passado distante. O período natalino em Vilnius é bem assim: um cenário esplêndido com enredo cativante e paisagens encantadoras que parecem ter saído de uma fábula! A diferença é que aqui o palco é ao vivo e a cores.
No último sábado a capital foi invadida por uma multidão que lotou as ruas de Vilnius para participar da abertura oficial da programação natalina da capital. A praça da Catedral se transformou num palco resplandecente, reverenciando as luzes cintilantes. Uma árvore de Natal de 27 metros de altura, montada numa estrutura de metal e preenchida com mais de seis mil galhos de pinheiro natural, foi recoberta por luzes e enfeites que lembram a peça da Rainha do jogo de xadrez do século XIV e XV que foi encontrada por arqueólogos há 12 anos. A peça de madeira que inspirou a decoração natalina na principal praça de Vilnius foi descoberta durante escavações arqueológicas ao redor do Palácio Ducal em Vilnius em 2007. A parte central da peça original é esculpida em formas geométricas e revestida de ornamentos florais. De acordo com historiadores, o jogo de xadrez era o passatempo preferido da nobreza lituana.
A cada ano Vilnius se esmera em criar cenários natalinos deslumbrantes, atraindo grande número de visitantes estrangeiros durante as festas de final de ano. No ano passado a árvore de Natal da praça da Catedral foi esolhida como a mais linda da Europa de acordo com a pesquisa realizada pela agência de viagens europeia Best Destinations, com sede em Bruxelas. Neste ano a capital quer repetir o feito com a nova decoração inspirada na figura da Rainha do jogo de xadrez.
Vista do alto, a decoração cria a imagem da Rainha coberta por um manto luminoso, com o pinheiro cercado por barraquinhas brancas em torno da grande instalação. As cabaninhas se transformam em ponto de encontro de jovens e famílias. A graciosa feirinha de Natal, oferecendo de tudo um pouco, desde acessórios de pele até lembrancinhas de artesanato
local como cerâmica, madeira e bijuterias de âmbar atrai milhares de visitantes durante este período especial. Outras tendas promovem a culinária lituana, com sopas, salsichas, bolachinhas de mel e gengibre, panquecas e bolinhos fritos que lembram muito aqueles bolinhos de chuva da infância.
Não faltam infusões aromáticas, muitos chazinhos (os lituanos amam chás naturais), chocolate quente, e claro, o típico quentão bem reforçado com noz moscada e especiariais. O vinho quente é a bebida tradicional nos mercadinhos de Natal de toda Europa. Aliás a maioria das bebidas é quente, até sucos de frutas são cozidos com a polpa e canela, pois para aguentar o frio gelado é preciso estar bem aquecido, por dentro e por fora! Um presépio gigante completa a decoração no largo da Catedral de Vilnius.
A simplicidade das tradições lituanas é o que mais me fascina nesta época do ano. Por aqui o Natal tem significado religioso e traz alegria às cidades e vilarejos. Enquanto na Inglaterra o apelo comercial das festas de final ano é predominante com a maioria das famílias comprando presentes loucamente, na Lituânia os gastos são modestos, sem correria às lojas. Os lares lituanos são decorados com galhos e pinheiros naturais e muitas velas.