Vilnius iluminada para o Natal

A capital lituana se encheu de luz nesta semana com a abertura oficial do período natalino em todo país. Neste ano de pandemia a preparação para os festejos de final de ano está sendo comedida, sem aquela empolgação peculiar que desperta os europeus nesta época do ano. Em plena quarentena, Vilnius marcou a abertura da temporada de festas com a iluminação da árvore de Natal na praça da Catedral. Em 2019 o pinheiro gigante de Vilnius foi consagrado o mais bonito da Europa destacando criatividade e inovação. Em 2020, no entanto, está tudo diferente e o pinheiro deste ano é mais simbólico do que espetacular, um reflexo da excepcionalidade vivida nos últimos dez meses.

Ao invés de convidar a multidão para curtir a magia do Natal perambulando entre barraquinhas e decoração contagiante neste ano a árvore de Natal foi montada para ser admirada de longe, respeitando o distanciamento social tão necessário no momento. Enquanto do lado de fora a iluminação é moderna, o interior da instalação revela um pinheiro tradicional e simples relembrando a todos que a essência do espírito natalino permanece igual.

Arvore de Natal na praça da Catedral

Visualmente, a árvore de Natal parece uma imagem surrealista – uma composição moderna de 24 metros de altura recoberta por seis mil ramos de pinheiro decorados com quase quatro quilômetros de luzinhas de Natal, de cores alternadas, e cercada por placas de espelhos criando uma espécie de nave espacial. No interior a decoração é bem aconchegante, caseira e despretensiosa com um pinheiro decorado por lanternas. E assim, sem muito glamour ou badalação, a capital lituana desperta o espírito natalino da comunidade.

Inverno com neve

Se no calendário oficial o inverno inicia no dia 21 de dezembro no hemisfério norte , aqui nos países bálticos a estação do frio já dá sinal bem antes disso. Nesta semana contemplamos a primeira neve da estação. Para a maioria dos lituanos, a neve marca o início do inverno, que por aqui é longo e gelado. A palavra báltico (baltic) no inglês é usada inclusive para expressar frio arrepiante, ou seja por aqui esta época é excruciante, com dias curtinhos e sem luz, temperatura negativa constante, e muito gelo e neve, principalmente durante os meses de janeiro e fevereiro. A preparação para a nova estação se dá nos primeiros dias de novembro quando o uso de pneus de inverno se torna obrigatório até o final de março. Os carros também passam pela revisão invernal, alguns motoristas trocam o limpador de pára-brisa e o uso de líquido descongelante se torna obrigatório também. Pelas calçadas da cidade aparecem as conhecidas caixas amarelas, transbordando de sal que é jogado no pavimento para evitar o congelamento durante temperaturas muito baixas. Os garis municipais ficam munidos de pás e pequenas máquinas para retirar o excesso de neve das ruas e calçadas. As roupas se renovam, e os casacões forrados são a estrela do guarda-roupa. Ninguém sai de casa sem luva, manta e touca – são os acessórios essenciais no inverno daqui e a partir de agora só em março para a gente sair na rua sem casaco novamente.

Primeira neve do inverno na última semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido