Quantos copos descartáveis você usou nesta semana? Já parou para pensar que, após esse uso, dos poucos minutos do cafezinho ou de beber um pouco de água, eles viram lixo? Embora não estejam na sua frente, os copinhos seguem existindo, podendo levar até 400 anos para se decompor.
O fato de o plástico ser reciclável leva à ilusão de que isso basta para ‘aliviar’ a responsabilidade do consumidor. Como se colocar no lixo fosse suficiente. No entanto, nem tudo o que reciclável é reciclado.
Por serem leves, os copinhos plásticos acabam não sendo priorizados na cadeia da reciclagem, pois o valor de mercado é baixo, comparado a outros materiais. Agora imagine a esteira de uma usina de triagem, onde a maioria das sacolas chega abarrotada de plástico, papel e alumínio em meio a resíduos orgânicos. Separar todos os copinhos é um trabalho praticamente inviável. Apesar de serem feitos de um material reciclável, eles acabam tendo o aterro sanitário como destino final. Isso, se a destinação correta ocorrer, o que já é um ganho importante.
Embora seja impossível imaginar a sociedade atual sem o uso de plástico – que foi e é um material fundamental para a evolução de diversos setores econômicos –, reduzir itens de uso único, como os copinhos descartáveis, é uma ação necessária para a preservação do planeta. No contexto do aquecimento global, acelerado pelas emissões de gases do efeito estufa, essa mudança é urgente.
Nos últimos meses, iniciativas importantes, nesse sentido, têm sido registradas na região. Em junho, a Folha do Mate e a Terra FM substituíram os copos descartáveis por canecas de alumínio, dentro do projeto Responsabilidade Ambiental, desenvolvido pelo grupo de comunicação e que conta com a publicação de um caderno mensal sobre o tema.
Em agosto, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires também adotou o uso de canecas reutilizáveis para todos os colaboradores. O presidente do Legislativo, vereador Dudu Luft, definiu a mudança como uma prática simples, mas de grande significado. “A substituição dos copos plásticos por canecas mostra o compromisso da Câmara com a responsabilidade ambiental. É uma postura que deve estar presente o ano inteiro, dentro e fora daqui”, salientou.
Nesta semana, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) anunciou a eliminação gradativa dos copos plásticos. Segundo a assessoria de imprensa, antes da implementação da medida, eram adquiridos em média 75 mil copos plásticos por mês. Para mudar este cenário, a instituição tem incentivado o uso de xícaras ou garrafas reutilizáveis e presenteia os funcionários aniversariantes com uma caneca de alumínio com tampa. Nas áreas de prestação de serviços, com atendimento ao público, têm sido disponibilizados somente copos biodegradáveis.
Assim como a Câmara de Vereadores, a Unisc é parceira do projeto Responsabilidade Ambiental, da Folha e Terra. Isso mostra o quanto o projeto tem unido instituições com propósito em comum, em ações que convergem em busca de uma sociedade mais sustentável. Além disso, a partir da divulgação dessas e de outras tantas iniciativas ambientais, públicas e privadas, cria-se um movimento inspirador entre empresas, entidades e cidadãos. O exemplo de um impulsiona o outro. Que tal também fazer parte deste movimento?