Desde que eu conheço o patriarca da Folha do Mate, Asuir João Silberschlag, ele fala com orgulho de uma data do ano: 14 de março. Neste dia não é o aniversário dele, nem marca mais um ano de casamento com a Dona Milita.
Dia 14 de março é a data que ele comemora seu ingresso na Folha do Mate. Em 1973, ele se tornava o primeiro funcionário com carteira assinada da Folha, como vendedor de assinaturas. Anos mais tarde, Asuir se tornou o proprietário da empresa jornalística.
Lá se vão 48 anos…em 2021, o 14 de março tem um motivo extra para ser especial. Neste domingo, Asuir receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19, durante drive-thru de vacinação que ocorrerá no Parque do Chimarrão para pessoas acima de 75 anos. Em junho, Asuir completa 76 anos.
Atualmente, Asuir curte a aposentadoria na chácara, em Linha Grão-Pará (foto), mas sempre está atento a cada passo da Folha e também da Terra FM, um sonho acalentado há anos por ele.

Um ano de pandemia

Nesta semana, completamos um ano de pandemia. Foi exatamente no dia 11 de março de 2020 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19. Um dia antes, em 10 de março, o Rio Grande do Sul registrava o primeiro caso da doença. Em Venâncio Aires, embora o primeiro caso tenha sido confirmado em 13 de abril, nesta época as ações de combate e prevenção já mudavam a rotina da população, como mostra a capa da edição da Folha de 14 de março de 2020.
Um ano depois, seguimos na pandemia, com um cenário muito mais grave e muitos desafios pela frente.

Medicamento para Covid

Enquanto a vacinação contra a Covid-19 anda a passos lentos em todo Brasil, uma outra alternativa ganha destaque em todo país. Nessa sexta-feira, 12, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do primeiro medicamento com indicação em bula para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, o antiviral Rendesivir.
A mesma medicação foi aprovada no ano passado para uso como medicamento oficial para o tratamento da Covid-19 pela Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano equivalente à Anvisa.
A agência nacional disse que a situação de ocupação de leitos de UTI no país pesou na decisão.

Venda de jornais nos supermercados

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) esclarece que a comercialização de jornais em supermercados não está vedada pelo Decreto Nº 55.782, publicado pelo Governo do Estado no sentido de suspender a venda de itens não essenciais nas lojas do setor no Rio Grande do Sul. A Agas pontua, ainda, que o acesso às informações e notícias, amplamente divulgadas pelos veículos de comunicação impressos, configura-se como importante ferramenta de conscientização da população gaúcha e é um aliado indispensável neste momento de combate ao coronavírus.