16ª Fenachim

Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim) já está trabalhando na organização da próxima edição do maior evento de Venâncio Aires. Segundo a presidente da entidade, Cleiva Heck, nesta semana ocorrerá uma reunião para definir o encaminhamento dos projetos de incentivo à cultura, visando a captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura do RS e também pela Lei Rouanet. Uma reunião com a produtora já foi realizada anteriormente.

Cleiva foi a presidente da última festa e assumiu, em novembro do ano passado, a presidência da entidade gestora da festa. Perguntei se assumirá a presidência da próxima festa também e Cleiva disse não saber, embora nos bastidores o nome dela seja comentado. “Mas, uma coisa podes ter certeza: a Afenachim fará a diferença.”, garantiu.

A 16ª Fenachim deve ocorrer em maio de 2021.

Novas gerações no futebol amador
Os campeonatos de futebol amador movimentam as localidades do interior de Venâncio Aires praticamente em todos os fins de semana. Centenas de pessoas vão aos campos para acompanhar as partidas, ainda mais nesta fase de decisão da Taça da Amizade e A Liga.

Os jogos se tornaram eventos de lazer para muitas famílias. Além disso, novas gerações já estão ‘testando’ as habilidades em campo muito antes de ter a idade para participar das competições. É o caso do pequeno Arthur Stefens Schneider, de 2 anos e 9 meses.

Ele foi flagrado em campo pela repórter e fotógrafa Rosana Wessling. O registro ocorreu no sábado à tarde, durante o intervalo da partida entre Aspirantes e Titulares, na semifinal da Taça da Amizade, no campo do Palmeiras, em Linha Arroio Grande.

Arthur é filho do jogador Jones Schneider, atleta do Santo Antônio e de Gabrielli Stefens. A foto registra o momento em que o garotinho participava do aquecimento com o pai e outros atletas do Santo Antônio. Detalhe: com roupa esportiva, combinando com a cor da camiseta do clube e tênis específico para o esporte. Na tradicional foto oficial do clube o pequeno também fez questão de posar, com sua própria bola. Dá-lhe, Arthur!

Schuch no Bastião
Ontem, dia do padroeiro de Venâncio Aires, encontrei o deputado federal Heitor Schuch (PSB) na Festa de São Sebastião Mártir. Com uma temperatura de 37 graus e uma sensação térmica de ainda mais calor no Pavilhão de Eventos, Schuch foi almoçar na festa e saborear o prato típico da cidade, a galinhada (foto).

Ele aproveitou para levar para casa o famoso pastel do Bastião. Além disso, a passagem dele por Venâncio Aires foi marcada por um ato de filiações do PSB.

Schuch é o autor do projeto de lei aprovado em 2014 na Assembleia Legislativa, quando ele era deputado estadual, que incluiu a Festa de São Sebastião Mártir no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.

Mais de 300 Paróquias São Sebastião
Há 25 anos existiam no Brasil 298 Paróquias São Sebastião Mártir, segundo arquivos da Folha do Mate. Em busca da atualização deste número, contatei o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), no Rio de Janeiro.

Segundo o padre Valdeir dos Santos Goulart, que é secretário-executivo do Ceris, a informação atualizada será possível a partir do Anuário Católico, a ser concluído no mês de abril e apresentado durante a Assembleia Geral dos Bispos.

O anuário é considerado o Censo Anual da Igreja Católica. Nele estarão os dados atualizados de bispos, paróquias, padres, entre outros. Segundo o padre Valdeir, embora não seja possível atualizar esse número especificamente, no momento, é muito provável que ele tenha acompanhado o crescimento de paróquias no país. Atualmente são 12 mil ligadas a 277 Dioceses. Ou seja, deve ter superado a marca de 300 paróquias que homenageiam São Sebastião.

Carnaval
Em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, da Terra FM, o responsável pelo Departamento de Cultura do Município, Saul Zart, informou que a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Venâncio Aires espera, até o Carnaval, liberar a segunda ‘parcela’ de recursos oriundos do Pró-cultura RS – Lei de incentivo à Cultura (LIC) para as escolas de samba.

Em outubro do ano passado, quatro das cinco agremiações confirmadas para o Carnaval de Rua 2020 receberam uma antecipação de R$ 16 mil. No total, cada escola receberá R$ 30 mil. A única escola que não receberá recursos é a Imperatriz Cultural, anunciada como a novidade do Carnaval, em agosto do ano passado.

Além desta escola, desfilam nos dias 22 e 24 de fevereiro, na Rua Grande, as escolas Fiel Tribo Guarani, Acadêmicos do Samba Négo, Unidos da Vila Freese e Malandros do Ritmo.

Placas do Mercosul
Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país.

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes.

Tabaco
Na sexta-feira, 24, ocorre a segunda rodada de negociações para definir o preço a ser pago pela atual safra de tabaco. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as reuniões serão individuais com indústrias.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido