36 tipos de câncer

Integrante do Departamento de Prevenção da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, Dóres Schuh Teixeira revelou, ontem, durante o programa Terra em Meia Hora, na Terra FM, que a entidade auxilia, atualmente, 250 pessoas com câncer. São 36 tipos de câncer diagnosticados entre esses pacientes.

O câncer de mama é o que possui a maior incidência entre os pacientes atendidos pela Liga, seguido pelos cânceres de pele e pulmão. Em quarta e quinta colocação aparecem os cânceres de próstata e útero.

O fato de o câncer de mama estar no topo da lista reforça a importância do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção deste tipo de câncer.

Por falar nisso…
Dóres Schuh Teixeira é voluntária da Liga há 12 anos, e por seu intermédio, a Liga traz para Venâncio Aires, no dia 14 deste mês, uma palestra com o Dr. Carlos Henrique Mencke, médico mastologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Ele é referência nacional e internacional no tratamento de câncer de mama. O evento é gratuito e ocorre no auditório do Colégio Gaspar, às 19h30min.

Conversas de Fato na Terra FM
Amanhã, das 7h às 9h, faço companhia para os ouvintes da rádio Terra FM na apresentação do programa Conversas de Fato.

Substituo, excepcionalmente neste sábado, o apresentador Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, que viaja na tarde desta sexta-feira, 4, para Santa Catarina, junto com a equipe do Olé Futebol Clube, para a transmissão de Assoeva x Joinville, partida válida pelas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal. O jogo é neste sábado, 5, às 13h15min.

Cultura alemã
No Conversas de Fato desta semana o tema da entrevista é cultura alemã. Em clima de Oktoberfest, que começa nos próximos dias na cidade vizinha de Santa Cruz do Sul, vamos destacar a relevância da cultura germânica para a nossa região e trazer exemplos da sua influência e protagonismo nos costumes, na gastronomia, na música, na fala e no modo de vida de muitas famílias. Sintonize a 105.1 FM e participe com a gente!

Revoltante
Campanhas e reflexões sobre o descarte correto do lixo são constantes, mas o problema parece não ter fim. Ontem, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante um trabalho de rotina, flagraram diversos itens, classificados como lixo eletrônico, jogados em local impróprio: a área do Parcão, no bairro Aviação.

Detalhe: há exatamente uma semana a secretaria realizou uma ação de recolhimento de lixo eletrônico, na região central, onde toda a população podia descartar este tipo de objetos e equipamentos – estragados ou em desuso – de forma gratuita.

O que falta para a população entender e fazer a sua parte? Educação. Não é possível que alguém ache politicamente e ambientalmente correto largar lixo em local impróprio. Tudo o que consumimos e precisamos descartar tem um destino correto.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza, durante o ano, diversas ações para recolher lixo eletrônico. Se você tem algo a descartar, deixe os itens guardados em algum espaço da sua residência ou empresa, até que uma nova data seja anunciada.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido