Há um ano em vigor, o Programa Lixo Zero que prevê multa para quem jogar lixo no chão aplicou 57.281 multas no Rio de Janeiro. A maioria (32.860) foram por descarte de pequenos resíduos em locais inadequados, como a própria rua. A iniciativa conta com cerca de 400 agentes de fiscalização atuando em 97 bairros cariocas.

Do total de 57.281 pessoas autuadas, somente 17.288 pagaram as multas aplicadas. Caso o pagamento não seja feito, o infrator terá o nome inscrito no Serasa. Quem for multado pode entrar com recurso.

A pessoa, inclusive turista, que for flagrada jogando detrito nas ruas, como guimba de cigarro e papel, é solicitada a apresentar documento de identificação oficial e recebe um auto de constatação emitido pelo guarda municipal. Caso se recuse a mostrar o documento, o infrator é encaminhado à delegacia. Depois da abordagem, o autuado deverá imprimir, via internet, o boleto de pagamento da multa, que varia de acordo com o tamanho do lixo descartado, alcançando de R$ 170 a R$ 3.400.

Fonte: Agência Brasil