A fórmula de sucesso de Mato Leitão

Não é de hoje que Mato Leitão se destaca em diversos índices, positivamente. Nesta semana, a Cidade das Orquídeas foi exemplo regional com a mobilização dos eleitores durante a Consulta Popular 2024.
Para que tenham direito aos recursos do Governo do Estado, os municípios precisavam alcançar, pelo menos, 2% do eleitorado na definição dos projetos. Enquanto alguns municípios penaram para atingir o percentual mínimo, Mato Leitão chegou a 16,1% do eleitorado na parcial divulgada no fim da tarde desta sexta-feira. A meta mínima já foi alcançada no segundo dia de votação, que encerrou ontem, às 23h59min.
Já Venâncio atingiu 3,6% do eleitorado na última parcial e General Câmara era a única cidade da região que ainda não tinha atingido o índice, na tarde de ontem.
Perguntamos à secretária de Finanças e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Mato Leitão, Marlise Viviane de Bittencourt, qual a fórmula para esse sucesso. Além da mobilização desde as assembleias prévias, o principal diferencial está no contato direto com os moradores, que são sensibilizados sobre a importância da Consulta Popular, que já proporcionou recursos para a Rua Coberta, para a instalação de câmeras de videomonitoramento e diversos equipamentos para a agricultura.
A mobilização neste ano ocorreu no próprio Centro Administrativo, junto às secretarias municipais, na Emater, junto às escolas, e teve uma participação essencial das agentes comunitárias de saúde, que criaram postos de coleta de votos nos mercados, nos dois postos de saúde do município, além da divulgação pelas redes sociais. Isso mostra que o corpo a corpo ainda faz muita diferença, especialmente em cidades menores, mesmo que o voto seja computado pela internet. Parabéns, Mato Leitão!

Horário especial do comércio

Nos próximos dias, o comércio de Venâncio Aires terá horários ampliados de atendimento para as compras de Natal. Como neste ano não houve acordo coletivo entre o sindicato patronal e o que representa os trabalhadores do comércio, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) sugeriu um calendário especial. Nos dias 18, 19, 20 e 23 de dezembro, as lojas que atenderem a sugestão irão abrir até as 21h. Também está prevista a abertura no domingo, 22, das 17h às 22h.
Como não teve acordo coletivo, cada empresa terá liberdade para organizar o próprio horário de funcionamento, respeitando a legislação vigente.

Os 100 maiores produtores rurais

A Folha do Mate divulga, neste fim de semana, a relação dos 100 maiores produtores rurais de Venâncio Aires. A lista foi publicada com exclusivamente na Revista Perfil Socioeconômico, lançada na semana passada.
A exemplo dos últimos anos, a avicultura é o destaque. Das 10 primeiras posições do ranking, oito são ocupadas por criadores de aves.
Apesar da representatividade e liderança do tabaco no número de famílias envolvidas e em Valor Bruto da Produção Agropecuária, a avicultura é uma das culturas que mais cresceu em Venâncio Aires nos últimos cinco anos, consolidando-se como a segunda matriz produtiva. Para se ter ideia, Venâncio tem mais de 60 culturas no seu portfólio agro.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido