A história do antigo IPM

Neste fim de semana, a Folha do Mate publica reportagem especial sobre a área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), que já abrigou por anos um seminário e, anos mais tarde, virou uma colônia penal agrícola. Nesta semana, os prédios começaram a ser demolidos para dar lugar, nos próximos meses, a um loteamento para 72 famílias atingidas pelas enchentes de maio.
Para o resgate histórico, a Folha foi, literalmente, a campo. Com ajuda de moradores e ex-seminaristas foi possível resgatar informações importantes desta história. Para esse trabalho de pesquisa, precisamos destacar a participação de dois leitores da Folha do Mate. Um deles é Eldo José Schuh, que foi quem sugeriu a pauta e nos contatou para falar que gostaria muito de ler na Folha a história sobre esse local. “Para refrescar a memória do nosso povo, especialmente das gerações mais novas”, argumentou ele, que assina a Folha desde 2006.
Outro agradecimento especial devemos ao agricultor Eligio Becker, um dos festeiros dos 50 anos da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes. Ele conta com um arquivo riquíssimo, que inclui documentos, fotos e demais registros para uma pesquisa que, um dia, virará um livro. Neste acervo está um documento que marcou o lançamento da primeira pedra do Seminário Sacramentino São José, na então Estância Mariante, em 20 de abril de 1958 (foto abaixo). É o registro histórico da origem do prédio erguido para ser um seminário. Essas mesmas páginas trazem as assinaturas de figuras públicas na época e que hoje dão nomes a ruas e prédios do município, como Major Hermes Pereira (prefeito de Venâncio) e Cônego Albino Juchem.
É um pedacinho histórico do município, que chegou à redação integrada da Folha do Mate e contribuiu muito para essa reportagem assinada por Débora Kist, que você confere na edição impressa da Folha e em folhadomate.com. Neste fim de semana, o repórter Juan Grings também detalha as obras no local que, futuramente, será o novo endereço para 72 famílias.

Gente & Negócios

Na quarta-feira, 24, ocorre a próxima edição do painel Gente & Negócios 2024, promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM. O debate tem como tema ‘Futuro das RSCs 287 e 453: infraestrutura e logística’ e será transmitido ao vivo da sede da AABB.
Os painelistas são o diretor-geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato; e o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr. Em novo horário e formato, as edições deste ano iniciam às 10h45min e encerram com almoço por adesão dos participantes. A transmissão ao vivo pelo 105.1 FM e em vídeo, no canal Terra Play (YouTube) e Facebook, inicia às 11h.

Visita dos alunos do Bom Jesus

Na sexta-feira, 12, Folha do Mate e Terra FM receberam a visita de mais uma turma do Colégio Bom Jesus. Antes de ingressarem nas férias de inverno, que iniciaram nesta semana, 12 estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental da escola estiveram no grupo de comunicação para conhecer a estrutura e acompanhar a rotina de produção de notícias. Durante a visita, acompanhada pela professora Maria Cristina Hinterholz Scheibler, os repórteres compartilharam sobre as pautas que estavam sendo produzidas e tiraram dúvidas dos estudantes sobre o dia a dia da reportagem multimídia.
Além da redação integrada, os alunos também conheceram o estúdio de podcast e estiveram no estúdio da 105.1 FM, onde fizeram participação ao vivo no programa TerraNeja, apresentado por Adriano Tarelli.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido