Sábado, 12, presenciei uma cena muito interessante no evento Sorriso de Criança, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Enquanto conversava com participantes que preparavam um chimarrão com a Ervateira Elacy – parceiro da Folha nas ações sociais – um menino que é aluno do 3º ano da escola municipal Alfredo Scherer, chamado João Pedro, passou pela ‘quentinha’ de água quente e falou: “a água do chimarrão precisa ser a 70 graus, não é mesmo?”.
Eu e a degustadora da Elacy, Simone Gisch (foto), ficamos impressionadas com a ‘participação’ do pequeno na conversa. Fiquei tão feliz em ouvir e saber que uma criança tinha essa informação que fui obrigada a lhe perguntar como tinha aprendido. Ele contou que aprendeu na escola, no projeto Mateando nas Escolas, que passou na última semana pela escola municipal Alfredo Scherer.
Como é bom ver que essa cultura se dissemina entre os pequenos e que eles também são multiplicadores deste conhecimento. É dali que aprendem e levam cultura, saúde e dicas importantes para casa e para os amigos.
No Dia do Professor, protesto em defesa da categoria
Hoje é um dia muito especial no calendário brasileiro. Dia de homenagear uma das profissões mais nobres e importantes na vida de todos nós: os professores.
Mas, além de homenagens, o dia será marcado por protestos dos docentes da rede estadual. Professores organizam um ato público em Porto Alegre, para a defesa do funcionalismo estadual.
De acordo com o Cpers/Sindicato, será uma resposta ao governador Eduardo Leite, “que escolheu o dia do professor para pagar a primeira faixa salarial do 46º mês de atrasos.” Os professores se reúnem a partir das 10h, na Praça da Matriz, na capital. De Venâncio Aires saem dois ônibus, às 7h45min, na Praça Católica. As informações são da professora aposentada e integrante do 18º Núcleo do Cpers, Jaqueline Inês Chaves.
Contato com jornal desde cedo
Os alunos do nível 1B da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista realizaram um passeio na sexta-feira, 11, para adquirir um exemplar da Folha do Mate e conferir a reportagem sobre a turma, publicada na edição daquele dia. A matéria é sobre o projeto ‘Canto e Encanto: a música e a Libras como ferramenta de inclusão social’, desenvolvido pelos pequenos desde junho deste ano.
O registro foi enviado pela professora e monitoras da turma. Um projeto que tivemos muito orgulho de contar e documentar!
Sem horário de verão
Pela primeira, vez em 34 anos, o Brasil não terá horário de verão. Se fosse em anos anteriores, nesta semana, nós, moradores das região Sul, assim como das regiões Sudeste e Centro-Oeste já estaríamos nos preparando para o novo horário. Um decreto assinado em abril pelo presidente Jair Bolsonaro cancelou a mudança.