A Folha do Mate celebra nesta quinta-feira, 2, um momento especial: o lançamento do portal Venâncio na História. Você, leitor, é convidado a acessar www.venancionahistoria.com.br e conferir um site que reúne conteúdos sobre a história e geografia de Venâncio.
Os conteúdos são voltados, especialmente para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, que é quando o estudo sobre o município que residimos integra o currículo escolar.
Esse projeto é fruto de uma seleção nacional que o jornal Folha do Mate participou e contemplou 25 redações de todo o país. Nos últimos três meses, semanalmente, integrantes da nossa equipe participaram das mentorias virtuais com o jornalista Luís Fernando Bovo, diretor de Conteúdo e Operações do Estadão Blue Studio, para desenvolvimento do trabalho. Foram semanas de muito aprendizado com essa fera da comunicação nacional e também de entusiasmo para criar um produto digital que valoriza a educação, o jornalismo e a história de Venâncio.
Este é um projeto que nos orgulhamos muito de ‘entregar’ à comunidade, principalmente neste ano, em que a Folha completa meio século. A partir de hoje, o Venâncio na História é o endereço para você ler, pesquisar, fazer atividades e assistir vídeos sobre a nossa querida Venâncio Aires.
Valorização à erva-mate
Um projeto de lei que valoriza a cultura da erva-mate avançou na Câmara dos Deputados. A proposição do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) determina a preservação de pés de erva-mate cadastrados e identificados como árvores matrizes produtoras de sementes. A proposta foi aprovada ontem, na Comissão de Meio Ambiente, e agora segue em caráter conclusivo para a Comissão de Constituição e Justiça.
A matéria proíbe o corte destas árvores e prevê que Estados, Municípios e a União poderão manter cadastros próprios para assegurar a integridade da planta. Além disso, a matéria institui a política de incentivo à pesquisa, seleção e melhoramento genético da erva-mate.
Casos Covid voltam a subir
O aumento de casos de Covid-19 e de internações devido a essa e outras doenças fez com que o Governo do Estado emitisse, ontem, novos Avisos a todos municípios. É a terceira semana consecutiva em que isso ocorre.
O último boletim de Venâncio Aires é referente aos dias 27 a 30 de maio, período em que 30 casos foram registrados. O mesmo documento, divulgado pela Prefeitura, traz a informação de que há 70 casos ativos, ou seja, pessoas em recuperação domiciliar em função da doença e oito pessoas internadas no hospital de Venâncio por causa da Covid.
O cenário reforça a importância de que a população busque a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 53,9% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal. A vacinação contra a influenza, outra doença que compromete o sistema respiratório, é também vista como fundamental.
Máscaras
Com o aumento de internações, seja por quadros respiratórios ou casos de Covid, especialistas vêm reforçando o uso da máscara de prevenção. Embora não seja mais obrigatória, o uso segue recomendado em locais com aglomeração, especialmente por pessoas com a saúde debilitada ou que pertençam aos grupos de risco.
Algumas Prefeituras no país já sinalizam que podem endurecer regras e podem voltar a exigir o uso de máscaras. Precisamos redobrar nossos cuidados.
Motoristas
Récem-eleita, a diretoria da Sede dos Motoristas está com diversas ações programadas. Uma delas é a organização da 55ª Festa dos Motoristas, agendada para os dias 23 e 24 de julho. A festa terá a volta do tradicional desfile motorizado pela cidade.
Durante entrevista à Terra FM, nesta semana, o presidente da entidade, o empresário César Augusto Schultz, destacou a efetivação da quadra de beach tennis e revelou o potencial de criar mais de dez quadras para a prática deste esporte. É mais uma entidade que aposta no beach tennis, modalidade que caiu no gosto de centenas de venâncio-airenses.
Venâncio supera estimativa de declarações do Imposto de Renda
Encerrou na terça-feira, 31 de maio, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano. A Receita Federal projetava 11.525 declarações para Venâncio Aires, contudo, os números foram ainda mais positivos, com um total de 12.395 informes entregues (107,5%).
Em todo o Brasil, a estimativa era de 34 milhões e foram recebidas 36 milhões. No estado, a projeção era de 2,4 milhões e foram enviadas 2.561.838 declarações dentro do prazo. O prazo para restituições iniciou em 31 de maio e segue até setembro.
Anúncio
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, deve fazer importante anúncio na área da saúde nesta sexta-feira, 3. Nos últimos dias, o chefe do Executivo adiantou, em entrevista à Terra FM, que postos de saúde do município devem receber obras visando melhorias na estrutura.
Obras nas escolas
A Prefeitura de Venâncio Aires fará, ao longo do mês de junho, inaugurações de diversas obras em escolas municipais. São reformas em telhados, salas de aula, ginásios de esporte e refeitórios. As melhorias fazem parte da primeira fase do plano de recuperação das unidades escolares, que contou com investimentos de mais de R$ 2 milhões.
Ensino Médio integral
As vizinhas Lajeado e Santa Cruz do Sul estão entre as cidades gaúchas que receberão uma escola de Ensino Médio de tempo integral do Sesi-RS. Estas duas unidades, que devem entrar em operação em 2025, fazem parte do investimento de R$ 300 milhões que a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) fará em educação no RS.