Um feriado sempre é um convite para acordar mais tarde, fazer um passeio, colocar em dia os afazeres de casa, mas nessa quarta-feira, 7, muita gente fez questão de estar às 8h na rua Osvaldo Aranha para acompanhar o Desfile Cívico de Venâncio Aires.
Com cadeiras de praia e o chimarrão em mãos, centenas se acomodaram nas calçadas dos dois lados da rua principal para ver estudantes, autoridades e entidades desfilarem no 7 de setembro. Como bons gaúchos e venâncio-airenses, dificilmente um núcleo familiar foi ver o desfile sem uma cuia e térmica, demonstrando tradições tão peculiares da nossa gente. Além de muitos pais assistindo aos filhos, muitos outros cidadãos foram prestigiar esse ato tão simbólico para o país, que completou dois séculos de Independência ontem.
Foi um dia de homenagens à nação, sobretudo, aos brasileiros que fazem o país acontecer.
Um dia como esse mostra que devemos ser patriotas sempre. Quando somos patriotas, não estamos defendendo um lado, nem uma cor. Quando somos patriotas, compartilhamos de um mesmo compromisso, que é lutar e fazer nossa parte por uma rua, por um bairro, por uma cidade melhor.
Oktober projeta público de meio milhão de visitantes
Faltam menos de 30 dias para a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul. Na noite de terça-feira, 6, ocorreu o lançamento da 37ª edição da festa. A organização anunciou que a projeção é de receber meio milhão de visitantes.
Maior festa alemã do Rio Grande do Sul, a Oktober deste ano vai ocorrer em três períodos: de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro.
Em entrevista à Rádio Terra FM, a presidente da festa, Roberta Pereira, destacou o otimismo e o quanto a festa também impacta na economia da cidade anfitriã e da região. Segundo ela, a rede hoteleira já registra grande procura para as datas da festa. Isso significa que municípios vizinhos, como Venâncio Aires, também vão sentir o ‘efeito’ Oktoberfest no próximo mês.
Flores para os espaços públicos
Alguns pontos de Venâncio Aires devem receber um colorido especial nas próximas semanas. Na última semana, a Prefeitura abriu edital de licitação para comprar flores e composto orgânico para o embelezamento de espaços públicos. As mudas devem ser plantadas em praças, áreas de desporto e lazer, trevos de acesso ao município, bem como, em ruas da cidade e no Parque do Chimarrão.
Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, serão compradas cerca de 50 mil unidades de 14 espécies. O valor estimado da compra dos itens é de R$ 78,8 mil, com objetivo de garantir a manutenção do plantio. As propostas do registro de valores unitários serão conhecidas no dia 14 de setembro. O processo licitatório será do tipo menor preço por item.
Mostra de trabalhos, um incentivo à pesquisa e inovação
A 11ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) é uma das atividades que ocorrerá durante a 23ª Feira do Livro de Venâncio Aires. O evento literário inicia hoje e segue até domingo, no Parque do Chimarrão.
São, ao todo, 55 projetos inscritos para as avaliações da Mompi, que ocorrem hoje e amanhã. Desse número, 34 atividades são de escolas de Ensino Fundamental e 21 de Educação Infantil. A partir da mostra municipal, seis projetos serão apresentados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá de 24 a 28 de outubro, em Novo Hamburgo.
A cerimônia de premiação na categoria infantil ocorrerá ainda hoje, junto à abertura oficial da feira, às 19h. Na oportunidade, todas as crianças que participaram das atividades serão premiadas. Já no segundo dia de evento, às 14h, será a vez dos ganhadores do Ensino Fundamental receberem os prêmios.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliane Niedermeyer, a avaliação da 11ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação seguirá os critérios de julgamento da Mostratec. Dessa forma, as categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental contarão com a parceria de avaliadores ligados à educação.
Uma iniciativa importante, que fomenta e incentiva os estudantes a mergulharem no universo da pesquisa e da inovação.
Alívio no bolso
Mensalmente, a Folha do Mate faz o levantamento da cesta básica. A equipe de reportagem consulta o preço de 38 itens, em três supermercados do município.
Neste mês, a lista geral registrou uma queda de 10,14% no preço médio. Entre todos os produtos pesquisados, chama atenção a queda significativa no preço médio do leite, que foi de 26%. Item básico na lista de tantas famílias, o leite chegou a patamares assustadores meses atrás. Por consequência, os derivados do leite também apresentaram redução no preço em comparação ao mês de agosto. O preço queijo teve queda de 43% em um mês.
Por falar nisso…
Outro produto que também já apresenta uma redução importante no preço e faz a diferença gritante no orçamento de muitas famílias é a gasolina. A Folha divulgará novo levantamento no fim de semana, mas já tem posto comercializando a gasolina comum a R$ 4,99, o litro.