
A situação da VRS-816 é mais uma vez preocupante. Moradora de Linha Grão-Pará, Gabriela Simon, 24 anos, compartilhou nas redes sociais alguns registros e desabafou sobre a precariedade da rodovia. “Diariamente escutamos estouros de carros entrando dentro dos buracos, que aliás, já viraram crateras. Motoristas precisam desviar dos buracos e usar o lado contrário podendo causar algum acidente, veículos tendo seus pneus furados e consequentemente carros danificados. Até quando?”, escreveu a jovem.
A estrada, que liga Grão-Pará à Vila Palanque, é administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que é de competência do Governo do Estado. Entretanto, foi o Município que teve que colocar a ‘mão na massa’ muitas vezes. No ano passado, o Daer chegou a disponibilizar material, mas a Prefeitura precisou garantir a mão de obra para as operações tapa-buracos. Sem contar as vezes que os próprios moradores tiveram que sinalizar os buracos, com receio de acidentes graves.
É antiga a reivindicação pelo recapeamento da via, que tem um custo estimado de R$ 6 milhões. No ano passado, a direção da autarquia chegou a sinalizar que a obra seria incluída no orçamento de 2023. É preciso uma resposta e cabe aos representantes políticos cobrarem as promessas já feitas.
Arrastão do Bastião
Falta pouco para a 147ª Festa de São Sebastião Mártir. Uma das mais conhecidas festas religiosas do Rio Grande do Sul começa nesta quinta-feira, 19, e segue até domingo, 22.
Na contagem regressiva para o evento, membros da Paróquia São Sebastião Mártir deram início nesta segunda-feira, 16, ao tradicional Arrastão que percorrerá diversos estabelecimentos até essa quarta-feira, 18. Ontem, ocorreu a visita ao Hospital São Sebastião Mártir, instituição que carrega no nome a homenagem ao padroeiro da cidade.
O grupo liderado pelo padre Aldo José da Silveira passou por diversos setores abençoando os pacientes e profissionais que atuam na casa de saúde. A UTI Pediátrica, inaugurada na última semana, foi um dos espaços visitados.

As novas gerações
Chama atenção o número de jovens e também de crianças que participam das peregrinações da imagem de São Sebastião Mártir. O evento religioso, que ocorre nas comunidades da cidade e interior de Venâncio Aires, proporciona um momento de fé e integração entre os participantes e coloca os devotos no clima da 147ª festa.
No último sábado, 14, foi a vez da Comunidade Nossa Senhora das Graças, de Ponte Queimada, receber a peregrinação.
A festeirinha Kathleen Tarreli Becker, filha do casal festeiro Marciano Becker e Maria Tarreli, registrou esse lindo momento em que o andor é levado para o altar. Na foto, ‘puxando’ o cortejo, estão as pequenas Maria Luíza Neumann Borges e Lavínia Neumann de Quadros. Tocando violão, elas ajudaram a anunciar a chegada da imagem do Bastião na comunidade.
Aliás, a banda do Bastião, que é marca registrada em todas as peregrinações, é formada principalmente por jovens. Como é bom ver as novas gerações tendo participação ativa na nossa comunidade.

Praças de pedágio
A Concessionária Rota de Santa Maria, que administra a RSC-287, informou que está na reta final da reforma das praças de pedágio de Venâncio Aires e Candelária. A expectativa é concluir todas as reformas estruturais nas praças até o dia 15 de março, inclusive com a troca de 100% do sistema operacional.
RSC-453
Seguem as obras na RSC-453. Nesta semana, a EGR trabalha na altura do quilômetro um, no trecho de Venâncio, na recuperação da pista e do acostamento. No mesmo trecho, outro grupo de trabalho está executando a implantação da nova sinalização horizontal, além do reforço da sinalização vertical da RSC-453. Já no quilômetro 13,7, em Mato Leitão, uma terceira equipe atua nas melhorias no pavimento da via.