Aumento de casos reacende o alerta

A primeira semana de 2022 inicia com alerta para o aumento de casos de Covid-19. Venâncio Aires registrou 111 casos em apenas três dias. A disparada na procura por testes de Covid e nos atendimentos de pessoas com sintomas típicos do coronavírus levou o Governo do Estado a emitir avisos às 21 regiões Covid, ou seja, a todos municípios gaúchos. A última vez que havia sido necessário emitir um aviso foi em julho de 2021.


“Não se trata de uma censura com relação ao que aconteceu. Realmente estávamos num momento mais tranquilo que permitiu o relaxamento, mas agora devemos orientar para as pessoas voltarem os cuidados com o uso da máscara e especialmente a vacinação, que tem demonstrado um grande diferencial entre os pacientes contaminados.”
SANDRA KNUDSEN – Médica infectologista de Venâncio Aires

Setor de eventos

Os números mostram que estamos vivendo uma ‘terceira onda’ de Covid-19 no país, por isso, os promotores e organizadores de eventos, que integram um dos setores mais impactados com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, temem que novos protocolos possam adiar ou cancelar eventos novamente.
Muitas festas, inclusive de grande porte, estão programadas para os próximos dias e meses, a exemplo da Festa de São Sebastião Mártir e os bailes de Carnaval, em janeiro e fevereiro, respectivamente, e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), no mês de maio.
As festividades voltaram em um momento que, realmente, os casos estabilizaram. Chegamos a ter dias sem nenhum caso de Covid no município, o que permitiu as flexibilizações. Agora, com uma nova onda no país, a vacinação prova mais uma vez a sua importância, pois os vacinados que são infectados apresentam quadros mais leves da doença. Podemos sair dessa fase mais rápido se a comunidade fizer a sua parte e completar o seu esquema vacinal. Lembrando que temos mais de 4,5 mil pessoas em Venâncio Aires com a segunda dose em atraso.

Vem aí, a vacinação para as crianças

O Ministério da Saúde incluiu, ontem, as crianças de 5 a 11 anos no plano nacional de vacinação contra a Covid-19. As crianças desta faixa etária serão imunizadas com doses da Pfizer e o primeiro lote de vacinas está previsto para chegar no Brasil na próxima semana, no dia 13, com início da distribuição aos estados no dia seguinte.
A exemplo dos processos anteriores, a vacinação também será realizada por faixa etária, ou seja, dos mais velhos para os mais novos, com prioridade para os pequenos que têm comorbidades ou deficiências. O que também já foi adiantado é que as doses serão aplicadas com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose.
A torcida, agora, é para que o processo seja ágil e, até o começo do ano letivo, as crianças estejam imunizadas para a volta às aulas.

Campanha eleitoral começa em agosto

O novo ano chegou e no cenário político as atenções se voltam para a eleição agendada para o dia 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.
Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.
Já desde 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.
A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.
Entre as datas mais importantes para os candidatos está a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril. Esse é o único período em que parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato. Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição. Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.


Sabia? – Prefeito de Venâncio Aies, Jarbas da Rosa anuncia a contratação de um caminhão-pipa para reforçar o atendimento aos moradores do interior, que sofrem com a falta de água, inclusive, para consumo humano. O veículo chega hoje no município.


Está na pauta…

• Neste sábado, 8, a Folha publica uma reportagem especial sobre uma nova sensação na cidade de Venâncio Aires: o patinete elétrico. Vamos mostrar como esse equipamento vem sendo utilizado como meio de transporte para trabalhar e também fazer passeios de curta distância.

• A edição de fim de semana também vai trazer uma reportagem especial direto de Passo do Sobrado. Vamos contar a história de um apaixonado por carros, ou melhor, por automóveis Escort. Leitura imperdível!

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido