A exemplo do Bailinho da Borges, realizado em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires terá o Bailinho da Osvaldo durante as festividades carnavalescas de 2025. A novidade, marcada para o dia 2 de março, um domingo, foi anunciada ontem pelo secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, em entrevista à Terra FM.
A programação ocorrerá na Rua Grande, a Osvaldo Aranha, entre as quadras das ruas Conde D’Eu e Voluntários da Pátria, das 16h às 23h.
O objetivo do evento é promover um evento que enaltece as marchinhas de Carnaval, samba e axé que são os ritmos mais populares nas festas carnavalescas em todo país.
Festa do padroeiro na próxima semana
A festa do padroeiro de Venâncio Aires, São Sebastião Mártir, movimentará Venâncio Aires na próxima semana. De 17 a 20 de janeiro, ocorre a 149ª edição deste que é um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul.
Neste ano, a programação encerra na segunda-feira, 20, data que é feriado municipal e reserva o ponto alto da festividade: a missa campal seguida da procissão pelas principais ruas de Venâncio.
Bastião na praia
Logo após as festividades em Venâncio Aires, na semana seguinte será a vez de levar as homenagens ao santo padroeiro para a beira da praia. O evento Bastião na Praia está agendado para o dia 25 de janeiro, um sábado, à beira-mar de Capão da Canoa, considerada a praia preferida por muitos venâncio-airenses. O evento deste ano tem como festeiros Juliana e Paulo Gilberto Schwendler; Rejane Beatris Schwarzbold Frantz e Carlos Alberto Frantz; e Nadir e Nedio Merlo.
Festival Terno de Reis
As inscrições para o tradicional Festival de Terno de Reis de Venâncio Aires seguem até essa quarta-feira, 8 de janeiro.
Para realizar a inscrição é necessário preencher a ficha na Secretaria de Cultura e Esportes (Rua Osvaldo Aranha, 1009). A 30ª edição do festival ocorre na sexta-feira, 10, na Travessa São Sebastião Mártir, a partir das 20h.
A mulher mais velha do mundo
É gaúcha a mulher mais velha do mundo. A freira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, ganhou o título do site Longeviquest no sábado, 4. Inah nasceu em 1908, no município de São Francisco de Assis. Ela tem uma vida dedicada à fé e à religiosidade.
Se formou freira no Uruguai, no ano de 1929, foi professora de Português e Matemática e é torcedora do Internacional. Ela reside na Congregação Irmãs Teresianas Brasil, em Porto Alegre.
Gratidão
Passado o Dia de Reis, comemorado ontem, muitas pessoas já guardam a decoração natalina para o próximo Natal. A data que celebra o nascimento de Jesus e enaltece a figura do Bom Velhinho já passou, mas para quem vive o espírito da solidariedade carrega a gratidão de fazer o bem o ano inteiro.
É o caso da aposentada Loiva Freitas, que há vários anos se torna a Mamãe Noel no fim de cada ano. De forma voluntária ela percorre empresas, entidades, igrejas, residências e eventos. Ela visita crianças, jovens, adultos e idosos para levar uma mensagem de Natal à comunidade venâncio-airense. São dezenas de agendas que ela participa devidamente vestida de Mamãe Noel. Neste ano, Loiva contou com ajuda do Papai Noel Leonardo para percorrer as ruas, distribuir abraços, balas e pirulitos.
Segundo ela, as semanas de visitas encerraram, mas o sentimento de gratidão é o que fica e preenche o peito. “Mesmo que 2024 tenha sido de muitas tristezas, pois foi um ano atípico, temos que ter fé e muita esperança para o ano de 2025”, deseja.