Venâncio Aires ainda não confirmou a realização do Carnaval de Rua 2022. O assunto vem sendo debatido em reuniões, nas últimas semanas, mas a realização dos desfiles na Osvaldo Aranha ainda é uma incógnita. A decisão deve ser divulgada no começo de janeiro.
Enquanto o desfile na Rua Grande segue indefinido, no interior, os calendários dos tradicionais bailes de Carnaval Adulto e Infantil estão definidos e confirmados.

Em Santa Cruz, Carnaval em novo formato

Em Santa Cruz do Sul, uma noite de Carnaval está confirmada para o 5 de março. O evento ocorrerá em um formato diferente: será no ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, com protocolos semelhantes aos adotados na Festa da Alegria. Cinco escolas irão participar do evento. O novo formato foi a alternativa encontrada para retomar as festividades, pois na cidade há cinco anos os desfiles não são realizados. Seria esse um modelo que Venâncio Aires poderia adotar e, talvez, levar os desfiles para o Parque Municipal do Chimarrão?

Semana das trocas de presentes e mais compras

O comércio de Venâncio Aires atenderá em horário normal nesta semana. A exceção é a sexta-feira, 31, quando as lojas ficam abertas até as 17h. Após o Natal, é tradicional o período das trocas de presentes, principalmente nos segmentos de vestuário e calçados. A movimentação também promete ser grande nos supermercados, para as compras voltadas para a noite da Virada.
Além disso, muitas lojas começam liquidações, com promoções especiais após as festividades natalinas.

Aumentam os casos de Covid-19

Dez casos positivos de Covid-19 foram confirmados ontem em Venâncio Aires. A atualização é do Hospital São Sebastião Mártir e da Vigilância Epidemiológica. A última vez que Venâncio registrou dez casos ou mais foi no começo do mês de outubro. Desde lá, o município registrava estabilidade no número de casos. Números que merecem atenção de todos, afinal, a pandemia não acabou.
Segundo a boletim informado pela Prefeitura, há duas pessoas internadas na UTI do Hospital São Sebastião Mártir, outras quatro aguardam por resultado de exame e 14 se recuperam em casa. Desde o início da pandemia, 10.552 foram infectados, 10.399 são considerados recuperados e 137 moradores de Venâncio morreram devido à doença.


  • Edições da Folha
    A exemplo da última semana, a Folha do Mate antecipará a edição de sábado para sexta-feira. A mudança ocorre em função do feriado de Ano-Novo. Com isso, além da edição de hoje, a Folha circulará quinta e sexta-feira.
  • Especiais
    As últimas três edições impressas do ano chegam aos leitores da Folha com cadernos especiais. Na edição de hoje está encartado o Relatório Social da Folha do Mate e Terra FM. Na quinta-feira, 30, circula o especial Previsões, e na sexta-feira, 31, o caderno Retrospectiva 2021.
  • Retrospectiva 
    Na última edição do ano, além do caderno Retrospectiva da Folha do Mate, a Prefeitura de Venâncio Aires vai encartar uma publicação com um resumo das principais ações do ano.

Começa a peregrinação do Bastião

A imagem de São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires, começa a peregrinar pelas 31 comunidades que formam a Paróquia São Sebastião Mártir.
A largada para esse momento de fé, devoção e convite para os festejos ao padroeiro foi dada no domingo, 26, à noite, durante a missa de envio das bandeiras e da imagem do santo padroeiro, na igreja Matriz.
A partir desta semana, até o início da programação da festa, no dia 20 de janeiro, cidade e interior vivenciarão um momento muito especial de preparação religiosa para as festividades. Enquanto as bandeiras chegarão às famílias, de casa em casa, por meio das zeladoras, as comunidades católicas irão sediar as celebrações que integram o calendário da peregrinação. A primeira missa ocorreu ontem à noite, quando a comunidade Santa Bárbara, da Vila Rica, sediou a celebração, que também contou com a participação das comunidade São Brás, do bairro Macedo e São João Batista, do bairro Brands.
Hoje o calendário segue com missa a partir das 20h, na comunidade São José Operário, do bairro Cruzeiro, com participação da comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, do bairro Brígida. Na quarta-feira, 29, no mesmo horário, a comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito, será a anfitrião da missa que ocorre de forma conjunta com a comunidade Menino Jesus, do bairro Battisti.

Foto: Divulgação