Carnaval fora de época

Depois das Prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo decidirem adiar os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022 para o mês de abril, quem tomou a mesma decisão foi a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. Na cidade da Oktoberfest, o adiamento do Carnaval também ocorre em função do aumento de casos da Covid-19.
O evento carnavalesco estava programado para ocorrer em 5 de março, e foi adiado para 23 de abril, um sábado, semana do feriado de Tiradentes.
Transferir os eventos para abril e realizar um Carnaval fora de época também pode ser uma alternativa para os festejos municipais e dos blocos da Capital do Chimarrão.

Em Venâncio Aires, a Prefeitura já anunciou que o Carnaval de Rua não vai acontecer, mas está em avaliação a realização de uma transmissão virtual, pelas redes sociais, no mês de fevereiro. Dois bailes de Carnaval Adulto do Interior (um que estava programado para o fim de semana passado e outro que ocorreria no próximo sábado, 29) foram suspensos pelos organizadores e podem acontecer em outra data. Para o domingo, 30, está programada a escolha da corte do Carnaval Infantil do Interior. Por enquanto, o evento segue confirmado.
Até amanhã deve ser publicado um novo decreto referente ao enfrentamento da pandemia na região. Com ele, podem vir mudanças em alguns protocolos de Covid-19.

Prefeitura altera decreto de racionamento de água

Diante da previsão de chuva e, especialmente, sensibilizados com a situação econômica de empresas que tem como atividade exclusiva a higienização de veículos, tapetes e afins, a Administração de Venâncio Aires alterou, na tarde de ontem, um trecho do decreto de racionamento de água.
Com isso, empresas ligadas ao setor de limpeza e higienização estão autorizadas a funcionar para manutenção de suas atividades.
Segundo a prefeita em exercício, Izaura Landim, a flexibilização não se estende a postos de combustíveis, e atende a uma pequena categoria de empresas que utiliza a água para manutenção da atividade principal de subsistência.
O decreto, que está em vigor desde o dia 14 de janeiro, estabelece penalidade para o descumprimento do racionamento, que pode chegar a R$ 7 mil.

IPTU Verde

A Prefeitura de Venâncio Aires iniciou uma campanha publicitária sobre o pagamento do IPTU 2022. As peças destacam exemplos de contribuintes do município que conquistaram o desconto máximo no IPTU Verde, que é de 15%. O desconto total pode chegar a 25%, se for considerado os 2% do pagamento em cota única (até 10 de fevereiro) e mais 8% de Bom Pagador. Na página 9 da edição impressa de hoje, Aline e Clonir, do bairro Cruzeiro, ilustram a campanha.

Calor extremo

Dos últimos 15 dias, oito deles registraram temperatura igual ou superior aos 40°C em Lajeado, município-sede do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates.
Segundo a equipe no NIH, nos últimos 19 anos, excluindo 2022, apenas oito vezes a temperatura chegou ou ultrapassou os 40°C. Ou seja, das 16 vezes em que o fenômeno ocorreu neste período, oito delas foram em janeiro de 2022.
A boa notícia é de que essa onda de calor extrema está se despedindo dos gaúchos. Uma massa de ar frio chega ao estado e traz temperaturas mais agradáveis.

Começa a campanha de doações de material escolar

Falta menos de um mês para o retorno das aulas na maioria das escolas de Venâncio Aires. Para muitas famílias, nos dois primeiros meses do ano é preciso reservar um valor do orçamento doméstico para a compra do material escolar, no entanto, muitas não têm condições de arcar com essas despesas.
Em função disso, o Gabinete da Primeira-dama de Venâncio Aires dá início, hoje, à campanha de arrecadação de material escolar. Conforme a primeira-dama Janete da Rosa, além do próprio gabinete, a Prefeitura, Gráfica Alles, A & B Papelaria, Papelaria Ponta do Lápis, Supermercados Lenz, veículos de comunicação, Grupo Uninter e Câmara de Vereadores serão pontos de coleta.
Itens como cadernos, lápis de escrever e de colorir, borracha, apontador, tesoura, cola, régua, canetinhas poderão ser doados até o dia 1º de março.
Conforme Janete, os alunos carentes do interior do município terão prioridade no recebimento destas doações. “Diariamente, recebemos no gabinete, pedido de alimentos de famílias do interior e já começam a chegar também solicitação de material para os alunos iniciarem as aulas. Por isso, estamos priorizando esses moradores que poderão buscar os donativos no gabinete”, explica.
O olhar especial ao interior leva em consideração as perdas de muitas famílias com a estiagem, o que compromete ainda mais o poder econômico das famílias. “Vamos fazer uma triagem nos pedidos, contatando também com as escolas dos alunos que solicitarem, conferir a necessidade e fazer o repasse dos itens que a comunidade nos doar”, acrescenta a primeira-dama.

 



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido