Verificar o crescimento dos municípios e identificar as características da população que reside em cada cidade brasileira são alguns objetivos do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados coletados em cada visita domiciliar são essenciais para que os gestores públicos possam acessar uma radiografia completa de cada cidade e traçar políticas públicas necessárias.
Em Venâncio Aires, a coleta está 40% concluída. Segundo a agente censitária municipal, Kelly Helfer Reis, o prazo final encerra em 28 de novembro. Até lá, os recenseadores irão percorrer ainda muitos quilômetros e visitar inúmeros lares, em busca destas informações. Cada cantinho do nosso município está sendo visitado, seja na cidade ou no interior, como mostra a foto compartilhada pela equipe do IBGE local, que mostra uma recenseadora na localidade de Campo Grande, interior do município.
É importante que cada cidadão receba bem esses trabalhadores, que estarão devidamente identificados para essa atividade e têm um papel fundamental na atualização destes dados. O Censo é o raio-x da nossa cidade e também da população que mora, trabalha e estuda aqui.
Lixo
A Folha do Mate e a Terra FM receberam, ontem, um registro que exibe uma situação que vem se repetindo nos arredores de muitos contêineres: lixo jogado no chão.
Uma moradora da região central de Venâncio Aires relatou que uma pessoa, que estava em um automóvel e passava pela rua Jacob Becker, não depositou o lixo corretamente e os resíduos ficaram espalhados pelo chão.
Segundo ela, seguidamente há lixo no entorno das lixeiras, o que gera indignação dos moradores. Além do cheiro, a mulher relata a poluição visual e o impacto ambiental causado com essa conduta nada exemplar. “Quero ver no verão, a situação vai piorar”, disse.
Lixo II
Frequentemente chega à redação da Folha do Mate denúncias de despejos de entulhos dentro de contêineres ou no entorno deles. Me refiro, principalmente, a galhos, móveis e restos de obras.
Algumas queixas envolvendo os contêineres também estão relacionadas aos catadores de material reciclável. Na última semana, um leitor relatou que catadores reviraram um lixo e deixaram parte dele jogado nas imediações de um contêiner, no bairro Aviação.
Não é possível generalizar a situação, pois há catadores que trabalham de forma organizada e responsável, mas precisamos evoluir nesse aspecto. O trabalho desses profissionais também pode ser facilitado com a separação correta do lixo dentro de cada residência. Quando o tema é coleta seletiva, o dever de casa está faltando em muitos lares.
VerificaON na Escola Crescer
Hoje pela manhã, Folha do Mate, Na Pilha! e Unisc estarão na Escola Crescer, no bairro Coronel Brito, para a segunda oficina de educação midiática do projeto VerificaON. Alunos do Ensino Médio receberão um bate-papo sobre fake news, conduzido pela jornalista e pesquisadora Cristiane Lindemann, professora do curso de Comunicação Social da universidade. Uma atividade prática denominada ‘Detetives das Fake News’, intervalo pilhado e realização do quiz ‘Q?’ integram a programação do projeto de combate à desinformação que, nesta etapa, vai contemplar três escolas de Venâncio Aires.
Eleições 2022 – A Justiça Eleitoral estima que a apuração de votos encerrará no domingo, 2, em Venâncio Aires, por volta de 21h. A votação ocorrerá das 8h às 17h, em 176 seções eleitorais da Capital do Chimarrão.
Servidores – Amanhã, o Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires realiza a eleição da nova diretoria. A nova chapa é liderada por Júnior Ronan Hendges, servidor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O atual presidente é o professor João Batista Gomes. Segundo ele, estão aptos a votar 690 servidores. A votação ocorrerá na sede do sindicato, na rua Félix da Cunha, 857, das 7h às 17h.