A Madrugada Alimentos é presença garantida no 5º Festival de Balonismo de Venâncio Aires. No espaço Mateando, a empresa venâncio-airense disponibiliza, de forma gratuita, água quente e erva-mate para os visitantes. A Madrugada está instalada em frente às casas da Folha do Mate e Terra FM, na parte superior do Parque do Chimarrão. No local, o visitante pode abastecer a térmica e preparar ou renovar o mate amargo. “São diferentes tipos, entre ervas tradicionais e compostos”, destaca Emanuele Ribeiro, representante da empresa.

Balão
O balão (envelope) é feito de náilon ou poliéster resistente ao calor e é parcialmente cheio de ar antes do voo. Na hora de sair do chão, o ar é aquecido por queimadores presos abaixo da ‘boca’ do balão.
O gás utilizado nos voos é o propano. “Gastamos em torno de 20 kg de gás somente para tirar o balão do chão. Custa R$ 11 o quilo. Para fazer um voo em um balão grande, gasto em torno de 70 a 75 quilos de gás, fora os custos com a equipe de apoio envolvida em terra e que se desloca até o local do pouso”, explicou Sérgio Jung, piloto de Venâncio.
Libras
A inclusão social é uma das marcas do Festival de Balonismo de Venâncio Aires. Quem confere as atrações do Palco Cultural, junto ao chimarródromo, tem a possibilidade de acompanhar a tradução das apresentações em Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais utilizada pelas comunidades surdas no país. A intérprete das atrações no evento é a professora venâncio-airense Natassya Haas.

Doações para o dia de Ação de Graças podem ser entregues no festival
Falta exatamente uma semana para o Dia de Ação de Graças, data que anualmente é celebrada na última quinta-feira do mês de novembro. Em Venâncio Aires, tradicionalmente ocorre a ação solidária liderada pelo Centro Promocional João XXIII em parceria com a Rádio Terra FM e Folha do Mate.
Na quinta-feira, 28, a programação da 105.1 FM será ao vivo da Praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz), das 8h às 18h, para registrar e acompanhar a chegada das doações de alimentos e roupas. “A comunidade venâncio-airense é muito generosa com a nossa entidade. O que mais precisamos são alimentos. Cada vez mais somos procurados para isso. Roupas, sabemos, duram mais que os alimentos, mas tudo que vier, vem bem, sempre é bem-vindo”, destaca Ivone Dullius Schaefer, presidente da entidade.
A comunidade também poderá entregar as doações diretamente na sede do João XXIII, na Rua Visconde do Rio Branco, 737, em frente à Escola Cônego Albino Juchem (CAJ) ou na missa de Ação de Graças, que ocorrerá às 19h30min na igreja Matriz São Sebastião Mártir e será presidida pelo bispo Itacir Brassiani.
Além disso, Folha do Mate e Terra FM estarão recebendo neste domingo, 24, as doações da comunidade durante o Festival de Balonismo, no Parque Municipal do Chimarrão. Os alimentos podem ser entregues na casa dos veículos de comunicação.Faça parte desta corrente de solidariedade e de gratidão. Mobilize a família, amigos e colegas de trabalho e faça a sua doação.

Do palco do Enart para o 5º Festival de Baloinismo
No domingo, 24, às 15h30min, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição se apresenta no Festival de Balonismo, no Parque do Chimarrão. O grupo esteve no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no último fim de semana, quando conquistou o 3º lugar nas Danças Tradicionais Força B, feito inédito para Venâncio Aires.
Os integrantes apresentarão a coreografia de entrada e saída com a temática Brígida Fagundes do Nascimento, que foi quem fez a doação do terreno para construção da Igreja Matriz São Sebastião Mártir, dando origem à região central de Venâncio Aires. Além disso, também serão apresentadas danças tradicionais. A invernada adulta é composta por 28 pessoas.